TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Crimes

Casos: Resenha - Crimes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

Crimes

Ferdinand Von Schirach

Título Original: Verbrechen

Tradutor: Roberto Rodrigues

ISBN: 850109045X

Páginas: 176

R$ 29,90

Editora: Record

Pontuação: 4/5

Um médico mata sua esposa com um machado, após quarenta anos de casados. Antes de chamar a polícia, ele a esquarteja. Um homem rouba um banco, e, por mais incrível que possa parecer, tem bons motivos para fazê-lo. Contrariando todas as probabilidades, é salvo pela justiça. São histórias inacreditáveis, porém verídicas, narradas com maestria pelo autor e advogado criminalista Ferdinand Von Schirach. Grande sucesso na Europa, com mais de 400.000 exemplares vendidos só na Alemanha.

Este é um livro que traz contos de crimes impressionantes e um tanto "surreais". Mas ao término da leitura, ao me aperceber que Ferdinand Von Schirach relata casos reais, fiquei chocada. A narrativa é forte, direta e instigante (mas não sem alguma emoção). O advogado Ferdinand utilizou sua própria experiência em casos bizarros de crimes para escrever este livro. Além da narrativa, Von Schirach nos presenteia com finais de reflexão, nos fazendo pensar sobre a excência humana, seus sentimentos mais primitivos, os absurdos e estranhos caminhos da mente. Outro fator interessante é que o próprio autor está presente durante a narrativa, afinal ele é, muitas vezes, o advogado que tem a tarefa de defender um assassino ou criminoso para o qual todas as provas apontam.

O primeiro golpe, que abriu seu crânio, foi mortal. Espalhando pequenos fragmentos ósseos, o machado penetrou até o cérebro, e o corte partiu seu rosto ao meio. --- pág. 16

Não estranhe ao ler o livro e pensar em muitos dos filmes e séries que você já deve ter assistido. Mas o interessante é pensar: a arte emita a vida? Sim! Aliás, nem chega perto! Como pode o ser humano capaz de cometer tantas loucuras? É realmente difícil de acreditar e entender. Von Schirach também aborda assuntos de moral, do certo e errado, a justiça e suas contradições. No decorrer da leitura também percebi que para desvendar o mistério de alguns contos, sempre há um detalhe que passa sem percebermos, com finais enigmáticos.

Cada história abordada nos traz retratos de alguma pertubação e deturpação psicológica e de conduta. Incesto (O Violoncelo), canibalismo (Amor), esquizofrenia (Verde), violência extrema (A Tigela dos Tanata) entre outros. Dentre os casos expostos eu achei muito interessante o fato de que cada um nos desperta um sentimento e em alguns casos, até mesmo "entender" o acusado. Fähner, A tigela dos Tanata e O violoncelo me deixaram realmente assustada, contendo cenas de extrema violência.O modo como as vítimas são mortas, ou encontradas é de arrepiar! Em outros casos como Sorte, O espinho e O etíope os sentimentos são o de pesar e torcida, afinal, apesar das mentes perturbadas, todos tem uma razão de ter chegado até o ponto em que chegaram. E o meu favorito foi O etíope, pois termina bem, de forma que o bem supera a justiça.

Resumidamente eu diria que o livro tem uma presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com