TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica - Deus não está morto

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  5.038 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica do Filme:

Deus Não Está Morto (God's Not Dead)

Filme caracterizado como drama, produzido pela indústria cinematográfica cristã, lançado em 21 de março nos cinemas norte-americanos, de 2014, entretanto chegou aos cinemas brasileiros em 21 de agosto do mesmo ano pela distribuidora Graça Filmes.

O filme se inicia com um jovem cristão, Josh Wheaton, que se matricula numa universidade no curso de direito, todavia precisa ter aulas de filosofia.

A trama também se desenrola com o elenco secundário, que aborda o cotidiano de jovens no ambiente acadêmico e na vida social que ocorre paralela ao enredo principal.

Durante a sua matricula no campus Josh é visto com um crucifixo no pescoço, sendo avisado sobre o professor que é um ateu convicto, porém o mesmo não se intimida

.Logo em umas das primeiras cenas do filme, é retratada o começo das aulas de filosofia, o professor Jeffrey Radisson, ateu, expõe que os alunos devem escrever num papel em branco a seguinte frase: ''Deus Está Morto'' em conjunto com sua assinatura para poderem ganhar pontos visando passar na matéria. O mais banal dessa cena não é um professor de filosofia, de uma universidade, ser ditatorial em ordenar que os alunos aceitem seu ponto de vista de como a ciência e a razão superaram a crença religiosa e sim a unanimidade da sala aceitar essa imposição sem ao menos questionar de alguma maneira, estudantes recém-chegados a faculdade cheios de energia, talvez seja essa uma tentativa de transmitir nas entrelinhas para o interlocutor que pessoas sem Deus tendem a ser mais arrogantes e presunçosas e que através da indagação do rapaz cristão em relação à imposição feita pelo professor mostra que pessoas adeptas a essa religião possui uma intelectualidade superior e uma maior capacidade de questionamento dentre os demais.

O filme também mostra que o cristão vai passar por várias ''provações'' que o fazem ficar sem apoio, se balancear e perder as esperanças retardando o objetivo como: A briga e o termino com a namorada e as diversas ameaças feitas pelo professor da matéria.

Há outro personagem que não acredita em Deus, o empresário Mark, ele possui uma namorada que descobre que possui câncer, uma militante de causas políticas e ambientais, logo quando descobre a doença da mesma, ele a termina com ela. O filme retrata que a mulher consegue um ‘’aconchego’’ na religião cristã, num show. As pessoas no mundo precisam de algo que possa dar esperança, conforto e força para lutar e isso foi bem retratado no filme.

O Filme aborda a religião mulçumana de uma forma ‘’demonizada’’, carregada de radicalismo e violência, fazendo uma comparação de pessoas adeptas ao cristianismo e ao islamismo, sempre evidenciando que o cristianismo possui um caráter brando e sábio.

Ao longo do filme, Josh tem o dever de ministrar três sessões de 20 minutos mostrando argumentos plausíveis para provar para sala e ao professor que Deus existe. O autor do filme consegue diversos argumentos por de trás da própria filosofia trabalhada pelo professor que o fazem se contradisser e questionando o motivo da aula na cena que o aluno utiliza a fala de um cientista renomado e bastante citado pelo professor, Stephen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com