TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Quase Deuses

Por:   •  13/8/2021  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Luziane Araujo Mendonça                 Matrícula: 20112000125

Curso: Medicina Veterinária                         Turma: 2021.1

Resenha crítica do filme “Quase Deuses”

O filme conta a história real de Vivien Thomas, um negro que viveu em uma época de extrema segregação racial nos EUA e diversos motivos o impediriam de cursar medicina. Ainda assim, teve oportunidade de trabalhar com o médico pesquisador Dr. Alfred Blalock, que reconheceu suas habilidades e inteligência e o inseriu em suas pesquisas.

O objetivo do filme é retratar uma época em que a ciência estava em uma crescente fase de descobertas cientificas para conferir os melhores avanços. Nesta época o coração humano era intocável. Dr. Blalock e Viven romperam essa regra realizando cirurgias experimentais em cachorros e desenvolvendo novas técnicas e novos aparelhos durante muitos anos. Tais experimentos possibilitaram uma das maiores descobertas na época no campo da cirurgia, que permitiu a primeira cirurgia cardíaca no mundo para tratamento da síndrome do bebê azul (tetralogia de fallot) na qual bebês com má formação no coração têm deficiência de oxigenação do sangue, o que acarreta uma coloração azulada nas crianças, chamada de cianose. Essa cirurgia foi um marco histórico que desafiou as leis médicas e as leis de Deus para mais tarde salvar multidões de vidas humanas.

Na óptica experimental, o filme nos mostra como a utilização de animais em pesquisa proporcionou e ainda proporciona ganhos em diversos campos da medicina humana. Naquela época não havia nada a respeito de ética em pesquisa, os cães eram manipulados sem acompanhamento médico veterinário e muitos morriam durante as cirurgias experimentais. Ameniza-se o fato de que eram devidamente anestesiados para os procedimentos. Ainda assim, vale destacar a importância de seu uso nesta descoberta científica e em tantos outros grandes avanços na saúde pública que foram propiciados à humanidade, graças à utilização de animais na pesquisa científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com