TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica do filme “Quase Deuses’

Por:   •  1/3/2016  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  2.775 Visualizações

Página 1 de 2

  [pic 1]

Aluno: Thalles Rafael Rocha Peixoto

Matricula: UC15201106

Professor: Olimpo Ordoñez Carona

Disciplina: Introdução à Educação Superior – IES        Turma: GP300V1533

Resenha crítica do filme “Quase Deuses’’, relacionado com o texto comunidade científica

      A partir de estudos feitos em sala sobre a denominada comunidade científica e o entendimento deste termo, ao assistir o filme Quase Deuses foi possível imediatamente fazer a relação entre os assuntos citados.

        Comunidade científica se caracteriza como uma confraria, onde pessoas seguem um mesmo propósito. No filme é retratada no quando o personagem Dr. Alfred Blalock, médico e pesquisador, recusa-se a creditar o até então faxineiro Vivien Thomas por suas descobertas apenas por ele não fazer parte da sua classe social. Thomas não era médico, apenas tinha o sonho. O grupo fechado em que Blalock se encontrava não deixava Thomas ter destaque, apesar de todos os experimentos serem realizados por ele. Posteriormente, foi promovido a técnico de laboratório, o que explicava sua presença nos experimentos.

        Quando uma de suas criações alcança sucesso, todos os créditos vão para o Dr. Blalock. Com isso observamos que em uma confraria, nem sempre o conhecimento é o fator mais importante, uma vez que o doutor aceitou sua fama sem pestanejar e sem pensar em seu colega. Um título às vezes é mais importante do que a agregação de conteúdo dentro desses grupos. No filme, que é baseado numa história real, Thomas recusa-se a ajudar seu superior após o ocorrido e somente anos depois recebe o mérito pelas suas descobertas.

      O resultado de uma experiência pode trazer fatores positivos e negativos para a sociedade. Em Quase Deuses vemos um doutor reconhecer o talento de um trabalhador que não possuí muitos títulos, apenas talento, e não admitir por este não fazer parte de sua confraria. No mundo, muitos verdadeiros cientistas podem ser ofuscados pelos ditadores de títulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (174.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com