TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso

Por:   •  23/8/2019  •  Resenha  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Angelo da Rocha Mello

Trabalho da disciplina NPG0044

                                                   Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso

Rio de Janeiro

2019

PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Referências: David A. Garvin, Alisson Berkley Wagonfeld, Liz Kind

O relato abaixo, fora ocorrência verídica envolvendo uma das atuais gigantes no contexto de publicidade e serviços online (A Google), visando a demonstração de assuntos pelos quais seus subordinados tinham com seus superiores imediatos (gestores), e pelo fato da empresa se utilizar de metodologias técnicas, sendo constituída até então por especialistas no ramo da engenharia, mas que, no decorrer do desenvolvimento e evolução da mesma, fora identificada a vital importância de uma cultura harmônica dentro da organização, e que pudessem ser um diferencial no mercado mundial e, como temática, a Google focou como seus esforços, a seleção de seus futuros colaboradores com ênfase em: capacidade cognitiva, habilidades interpessoais, entre outros.

Por volta do ano de 2009, a empresa Google declarou um projeto chamado Oxigênio, projeto este, que já estava sendo lapidado anos outrora (2000), com escopo desafiador, porém alcançável em se buscar mensurar as habilidades de seus funcionários e desenvolvendo metodologias para desenvolvê-los cada vez mais. O clima corporativo apresentava particularidades. A ideia era manter uma estrutura organizacional plena, onde todos poderiam não somente dar ideias, porém tomar decisões em consenso uns com os outros.

Mediante escrutínio, a Google, em seus processos de pesquisas, buscara em suas bases de arquivos, dados tangíveis como pesquisas de opinião, avaliações de desempenho, entre outros.

O processo de seleção era de altíssimo nível e eram focadas em pessoas com espírito colaborativo, flexibilidade, iniciativa, etc. Como gratificação a Google oferecia pacotes vantajosos com remunerações altas e variadas regalias no Vale do Silício.

Com o objetivo de elevar a produtividade, bem como, o bem-estar dos colaboradores, fora criado o PiLaB (Laboratório de Pessoal e Inovação). um setor de estudo e avaliação de dados de campo focados em recursos humanos. Equipe essa pequena, porém, enfatizando a importância e relevância de se ter ou não os gerentes, e quais os resultados, que a sua existência traria para a empresa.

Enredados nos pontos levantados e tangentes às opiniões de pesquisas, embasados nos relatórios estratégicos de clima organizacional, a equipe estratégica pôde logo concluir que, os gerentes literalmente importam sim para a organização, pois há foco central, há controle maior, há direcionamento, há coordenação. Em suma, a equipe conseguiu parametrizar os 8 fundamentais comportamentos de excelentes gerentes à corporação. A saber:

  • Sabe orientar
  • Não observa ou controla de perto o trabalho de um colaborador, mas dá poder a equipe, ou seja, lhes dá autonomia de atuação
  • Ele expressa preocupação com a equipe, mostrando interesse com o sucesso de todos os membros
  • É voltado para os resultados e é produtivo no que faz
  • Tem estratégias claras para a equipe
  • Ajuda na ampliação da carreira
  • Tem habilidades técnicas centrais que ajudam a apoiar a equipe
  • É bom comunicante e participador

Logo após uma bateira de treinamentos, observou-se que, de 2010 à 2012 a classificação dos líderes subira em 5% em relação à 2010, ou seja, de 83% (2010) para 88% (2012), uma evolução “tímida” friamente analisando, mas que, no entanto, fora significativamente importante. Este foi o tema que originou a pesquisa do Projeto Oxigênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com