TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pinóquio às Avessas de Rubem Alves

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

O livro “Pinóquio às Avessas” de Rubem Alves, narra a história de Felipe, uma criança curiosa e que tem um grande interesse por pássaros e que está iniciando a 1 série do fundamental I (atual segundo ano) e que se depara com a realidade de ensino das escolas tradicionais. No início Felipe não entende qual a necessidade de ir para a escola e estranha a forma que a mesma funciona, onde ignoram os conhecimentos prévios dos alunos e suas diferenças e onde um ponto na média e mais valioso que um ano da vida do aluno.

Felipe encontra dificuldade para se adaptar a vida escolar, ele não entende por que eles nunca podem falar sobre os pássaros que tanto lhe interessa, por que ele não pode pintar os desenhos da cor que deseja ou por que há uma hora certa para pensar sobre as coisas e por que não se pode pensar sobre outras coisas . Devido a essa dificuldade acabou sendo encaminhado ao psicólogo e foi diagnosticado com “distúrbio de atenção”. Depois da visita ao psicólogo e do sonho que teve na noite do mesmo dia passou a se dedicar ao estudos e tirar as melhores notas. Posteriormente Felipe deixou o seu interesse por pássaros de lado e se especializou em aves, se tornando um bem-sucedido “frangologista” especialista em linguiças de frango.

 Apesar do seu sucesso profissional não se sentia feliz e sempre sonhava com o pássaro azul que tanto lhe encantava durante a sua infância, porem ele não se lembrava mais do mesmo e por esse motivo ele busca a ajuda de um psicanalista para tentar entender esses sonhos, onde ele via a ave que falava com ele, dizendo para ele lembrar de seu nome. Porém apenas depois de muitos anos, quando Felipe já não era mais um jovem e os cabelos brancos já cobriam sua cabeça, ele sonhou outra vez com o pássaro azul e dessa vez descobriu o nome do mesmo como em um passe de mágica e a partir desse momento voltou a ser a criança que era e se sentiu feliz comi não se sentia a muito.

O livro faz uma importante reflexão da forma de ensino predominante atualmente e nos faz pensar se este é realmente o caminho certo para a aprendizagem e a realização tanto profissional quanto pessoal, e um livro que deveria ser lido por todos, principalmente por pais e professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com