TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro: Qual A Tua Obra?

Ensaios: Resenha Do Livro: Qual A Tua Obra?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro: Qual a tua obra?

O livro “Qual a tua obra?” de Mario Sergio Cortella nos propõe à refletirmos sobre gestão liderança e ética no ambiente corporativo. O filosofo diz uma frase interessante: não podemos separar totalmente a vida profissional da pessoal. Somos um único ser com uma única vida, só precisamos administrar o tempo que dedicamos ao ambiente profissional e pessoal. Uma experiência pessoal pode servir de exemplo para uma situação profissional ou vice e versa, por isso não podemos simplesmente “desligar” nossas experiências pessoais quando estamos trabalhando. A conciliação desses dois ambientes é muito importante para a concepção da tua obra.

O autor nos convida a enxergar um significado maior em nosso trabalho, pois muitas vezes ficamos cansados e estressados maior parte do dia. Isso ocorre quando não vemos um propósito no que estamos fazendo, não sabemos a nossa obra naquele lugar. Os capítulos do livro são curtos, mas nem por isso deixam de nos incentivar de algum modo.

O primeiro capítulo fala da espiritualidade, não no âmbito religioso, e sim do significado das coisas. Devemos aceitar as situações que a vida nos permite passar e entender que cada pessoa tem seu jeito de ser.

A questão da humildade também é abordada no livro, onde o “não saber” é um ponto positivo e o “saber tudo” é um ponto negativo, pois ninguém sabe tudo, todos nós estamos em constante aprendizado.

Aprofundando o assunto, o autor relata a questão do trabalho. Muitas pessoas vêem o trabalho como um castigo e isso vêm desde os primórdios. Hoje em dia este conceito deve e esta sendo mudado.

Um tema que achei bastante interessante é quando Cortella fala que devemos temer o mesmo. O mesmo sempre fecha as nossas mentes e nos deixa presos no que já conhecemos. A mudança não é ruim, só é preciso mente aberta à adaptação.

Em relação à Ética, ele nos ensina três perguntas que devemos fazer para optarmos pela melhor escolha nas diversas situações do dia-a-dia: “Quero? Devo? Posso?”. Se a resposta de alguma das perguntas for negativa, a melhor escolha será não fazer.

Todos os temas abordados no livro são objetivos e de fácil compreensão que nos ajudam a buscar o outro lado dos fatos, muitas vezes obscuro, pela nossa falta de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com