TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Ensaio Sobre A Cegueira/ O Mulato

Trabalho Universitário: Resenha - Ensaio Sobre A Cegueira/ O Mulato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 3

Leitura literária

Ensaio sobre a cegueira – José Saramago

O livro Ensaio sobre a cegueira, relata uma estranha epidemia de cegueira branca que gera o caos em uma comunidade.

A história inicia-se com um motorista que fica repentinamente cego ao parar no semáforo. Esse é apenas o primeiro caso de uma série de outros casos de cegueira, que acabam sendo considerados como uma epidemia pelo governo. A situação faz com que as pessoas que foram contaminadas sejam isoladas, elas então são completamente ignoradas pela sociedade, sem acompanhamento médico, sem remédios, sem dignidade...

José Saramago nos faz lembrar a realidade de “ter olhos quando os outros os perderam”. Nos faz refletir sobre a questão das situações limite, a fragilidade da sociedade é mostrada a todo momento, e a facilidade de como se derrubam valores.

A cegueira foi uma maneira encontrada pelo autor, para mostrar como esquecemos nossos valores e nossa moral. Resgatando nossa lucidez e nosso afeto, mesmo diante do caos para onde caminhamos.

Leitura do Livro: O Mulato

Autor: Aluísio Azevedo

No livro O Mulato, Aluísio Azevedo, através do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, tocou duas questões muito polêmicas: o racismo e a corrupção dos padres que se aproveitavam das confissões para influenciar e manipular os fiéis.

O Mulato foi o marco inicial do Naturalismo brasileiro que, na época (1881) teve uma aceitação relativa no sul e no nordeste foi violentamente combatido.

Raimundo mudou-se ainda criança de São Luís para Lisboa. Depois de estudar na Europa ele retorna ao Maranhão, com a intenção de liquidar a herança deixada pelo pai e estabelecer-se na corte.

Raimundo não conhecia sua verdadeira história: Depois de seu nascimento o pai casou-se com Quitéria, uma mulher branca, que suspeita do carinho de Jose Pedro da Silva (pai de Raimundo) pela escrava Domingas e Raimundo. Desconfiada Quitéria manda torturar Domingas, que após tantos maus tratos enlouquece. José Pedro assustado com crueldade da mulher leva Raimundo para São Luís.

José Pedro ao voltar para casa surpreende a mulher em adultério com o padre. Ele então mata sua mulher e faz um pacto com o padre. E pouco tempo depois é morto em uma emboscada.

Raimundo ao voltar da Europa retorna ao Maranhão, para casa de deu tio. Lá reencontra sua prima Ana Rosa e apaixona-se por ela. Mas seu tio o impede de se casar com sua filha.

Ao investigar a causa da recusa do seu pedido de casamento Raimundo descobre sua verdadeira origem. E embora Raimundo seja culto, honesto e bonito, ele torna-se vitima de sua cor e sofre pelo preconceito instaurado na própria família.

Raimundo e Ana Rosa não desistem da idéia de casamento, decidem então fugir. Mas a família descobre tudo e intercepta Ana Rosa e Raimundo. Ela então revela que está grávida. Raimundo é expulso e mais tarde assassinado. Ana aborta.

Seis anos mais tarde, Ana Rosa está casada com Dias e já mãe de três crianças, gozando tranquilamente de uma vida burguesa.

Escrito em plena campanha abolicionista O Mulato causou tanta polemica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com