TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Entre lers Murs

Por:   •  2/4/2017  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Entre les Murs

Direção: Laurent Cantet

Roteiro: Robin Campillo, Laurent Cantet, François Bégaudeau

Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Hallee Baguela, Halle Blee, Cherif Bounaïdia Rachedi, Juliette Demaille, Dalla Doucoure, Arthur Fogel, Damien Gomes.

 Ano: 2008; Duração: 128 min; País: França

                            Discente: Thiago Fernandes de Carvalho

O filme retrata em forma de documentário a realidade de uma escola pública francesa de periferia, onde os professores atuam de maneira convencional e conservador entrando em contradição com o projeto pedagógico e métodos propostos.

Os alunos são desinteressados, os professores pouco preparados, o personagem principal é o Professor François Marin que é também é coordenador pedagógico, ele busca modificar os métodos de ensino e vencer as barreiras de relação aluno-professor. Posteriormente podemos vê-lo tendo dificuldade com a linguagem e a diversidade cultural da classe, tendo que lidar ainda com o preconceito dos colegas de profissão.

O filme é uma critica ao despreparo do professor e o sistema educacional que não sabe lidar com o novo e a diversidade como um todo.

Marin se importa com as aulas e o destino dos alunos, mas permanece vítima do sistema, seus esforços vão sendo aos poucos degastados pela turma, por seus superiores e por ele mesmo, pois não enxerga mais perspectivas para os alunos “problemas” e sua relação com os alunos fica estremecida.

A experiência de ensino, ou seja, a didática é questionada como uma lição de vida, entendendo as necessidades e construindo conteúdos integrados aos alunos.

Devemos analisar essas propostas e implantar na nossa prática docente, haja vista que se preparar para entrar a frente de uma sala de aula é um desafio que temos que enfrentar e a nossa realidade brasileira não contempla uma diversidade cultural tão grande, como bons educadores temos que estar preparados para ensinar as diferenças de modo justo e verdadeiro aos alunos.

Entre os Muros da Escola e Ao Mestre com Carinho nos mostra duas realidades semelhantes, tanto no primeiro quanto no segundo filme as turmas são étnicas, e mostram as dificuldades que os professores enfrentam para ensinar os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com