TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O que é Leitura, de Maria Helena Martins

Por:   •  16/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha - O que é Leitura, de Maria Helena Martins.

Maria Helena Martins, O que é leitura, Coleção Primeiros Passos, São Paulo, Editora Brasiliense (1988)

Maria Helena de Sousa Martins fez graduação no Instituto de Letras da UFRGS, onde lecionou Teoria e Crítica Literária, Literatura Brasileira, introduziu a disciplina Literatura infanto-juvenil e fez Mestrado. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), se tornou Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH). Estudiosa da Leitura, esta é seu referencial básico para investigar a interação de linguagens verbais e não verbais, assim como tensões, provocações e iluminação mútua entre diferentes áreas do conhecimento e artes que povoam suas conjeturas e questionamentos.

O livro “O que é leitura” é dividido em 6 capítulos, com 92 páginas, apresenta diversos tipos de leituras destaca que a leitura não é apenas as das palavras, mas a da leitura de mundo, sendo necessária a observação do que temos a nossa volta, cita também exemplos de como pessoas apaixonadas pela leitura, se tornaram escritores. Sempre a uma lição de vários fatores em relação a leitura, a leitura é o conhecimento adquirido a cada dia.

Saber ler e escrever, já entre os gregos e romanos, significava possuir as bases de uma educação adequada para a vida, ler é ver o que está escrito, e compreender a mensagem que estes sinais transmitem. O simples fato de uma criança folhear um livro ou revista, observar suas figuras, sentir a textura das folhas, selecionar exemplares por tamanho ou por quaisquer itens que chamem sua atenção indica interesse pelo universo da leitura, que pode e deve ser incentivado pelos pais desde pequenos, lendo para eles, permitindo o manuseio de livros, revistas, jornais e principalmente mostrando que eles gostam de ler, este com certeza é o maior incentivo à leitura que uma criança pode obter. O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Temos, então mais um motivo para ampliar a noção da leitura. O livro mostra também que a leitura está ligada às sensações, emoções e a razão.

Se começo a ler através da necessidade enquanto indivíduo civilizado, que vive em uma civilização extremamente exigente, e isto acontece em impasse com as escolas aonde desde muito cedo se exemplifica essa necessidade, felizmente a maior parte tem esse acesso mas infelizmente existe pessoas sem esse contato; “ uma pergunta feita a uma mulher casada trabalhadora da roça e moradora em Cunha, e depois publicada na revista “Isto É”, fala sobre a televisão e leitura dizendo; Para entender televisão tem que saber ler eu não sei ler então não entendo nada”. Essa declaração Bendita como necessidade de se chegar com a escolarização na zonas rurais em específico pelo fator de sim existir uma dificuldade maior, entretanto o ensino é muito particular feito de maneira pessoal e individualismo. A leitura pode ajudar e relaxar ao mesmo tempo. Inclua em seu horário de estudos um momento voltado para a leitura de algo de sua escolha. Existem revistas de curiosidades no mercado com linguagem divertida, com as quais você vai aprender e se divertir ao mesmo tempo. A leitura é um hábito que só traz benefícios para a nossa saúde e para nossa vida

Sobre a ampliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com