TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Leituras do Cotidiano – Roberto DaMatta – Interpretes do Brasil

Por:   •  1/12/2018  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Leituras do Cotidiano – Roberto DaMatta – Interpretes do Brasil.

O antropólogo dá início a sua fala trazendo alguns conceitos e questões acerca da formação brasileira, dessa forma ele traz discussões atuais, como o problema da corrupção e a identidade do Brasil, tais discussões estão conectadas com a assertiva “projeção da casa no espaço público”, sustentada pelo mesmo.

Para compreender os temas abordados por ele, precisamos compreender a maneira que sua pesquisa antropológica é feita, sua metodologia é semelhante à usada pelo mesmo nas sociedades indígenas, com pequenas alterações para se aplicar a sociedade na qual DaMatta está inserido, a sociedade brasileira.

Logo ele conclui que pode-se definir uma identidade brasileira através dos materiais cotidianos e seus rituais, como o Carnaval, a relação Estado x sociedade, a hierarquia familiar, os conceitos de amor, ódio, vingança, bem estar.

O autor afirma que a sociedade brasileira sempre foi hierarquizada, e essa constituição tem total ligação com a forma em que foi construída, partindo do princípio que o Brasil foi uma Colônia de exploração da coroa portuguesa, com grande trafego de tráfico negreiro, pode se compreender a origem dessa hierarquia na sociedade brasileira.

O Brasil tem em seu plano político público a igualdade como algo instituído por lei, entretanto no seu plano social pode-se ver de forma clara e característica o preconceito, como o autor afirma “no coração somos desiguais, na cabeça somos iguais, não temos preconceito racial”. Entretanto isso leva ao dilema de como uma sociedade de conscientemente adotou a igualdade a partir do movimento republicano que teve grande influência no Brasil, e que trouxe a igualdade para a agenda política brasileira, pode ao mesmo tempo ter em seu cotidiano práticas sociais extremamente hierarquizadas e aristocráticas.  

Aristocracia essa que não se assemelha de forma alguma a praticada pelos ingleses, pois essa tinha em sua base conceitos democráticos, enquanto a aristocracia brasileira não havia elaboração alguma, pois sua origem vinha de uma sociedade escravocrata, onde haviam os nobres, e os escravos, que faziam todo trabalho braçal.

Ao analisar todos esses fatores trazidos pelo autor, podemos compreender a projeção da casa no espaço público como uma perpetuação do sistema de favores, com origem na escravidão, que faz parte de nosso sistema cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com