TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de "Promessas de Guerra"

Por:   •  20/6/2017  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Promessas de guerra

O filme retrata dois períodos presentes na vida de Joshua, protagonista interpretado por Russell Crowe, a primeira guerra, mais especificamente a batalha em Galípoli entre Austrália e Turquia, e o cenário pós-guerra. Posso dizer que a historia contada pelo filme não tem a prevenção de favorecer nenhuma das nações envolvidas na batalha, mas aborda o contraste entre a memória dos indivíduos mortos na guerra e a memória da nação.

Joshua vive um drama comum às famílias de jovens mortos na guerra. Ele e sua esposa vivem a quatro anos tentando lidar com a perda dos seus três meninos que até então estavam todos mortos no campo de batalha em Galípoli. Sua esposa sofre com problemas emocionais desde que recebeu a noticia da morte dos filhos e isso acaba levando-a a cometer suicídio. Todos esses acontecimentos faz com que Joshua se sinta no dever de encontrar seus filhos na Turquia.

Determinado em cumprir sua missão ele procura uma forma de chegar ao campo de batalha onde encontraria seus filhos. Durante o enredo do filme observa-se um contraste entre as cenas do presente e dos flashbacks da guerra. Se notarmos o cenário turco onde o protagonista está na maior parte do tempo, observamos a presença de cores vibrantes e objetos bonitos que remetem a alegria, acredito que seja uma menção a felicidade pelo fim da guerra. Já nos flashbacks nos campos de batalha as filmagens mostram ferimentos, muita violência, cores cinzentas e imagens granuladas sem medo de atribuir a guerra um sentimento ruim.

O protagonista dispõe de qualidades comuns aos pais. Durante o filme ele é representado como um herói, não como esses fictícios, mas como um homem comum que possui um amor imensurável pelos filhos e pela família. Isso faz com que os telespectadores sintam empatia por seus sofrimentos ao lembrar-se dos filhos. Tais sentimentos que o fazem entrar em  várias discussões com os oficiais envolvidos na procura dos  soldados mortos na batalha. A maior parte do tempo Joshua é forçado a conviver com oficiais que não acreditam na importância dos seus filhos como indivíduos, mas que tentam o covencer de que eles são apenas uma honra à nação pro terem lutado até a morte pelo seu povo.

Concluo que o filme representa muito bem a dor de famílias afetadas pela guerra e a forma como o nacionalismo sobressai a identidade de um individuo. A atitude do protagonista faz de alguma forma que sintamos uma mínima parcela da dor de famílias que perdem pessoas amadas na guerra e são consoladas com o patriotismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com