TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos eletrônicos

Por:   •  20/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5



Sumário

1. Introdução..............................................................................................................................4

2. Justificativa.............................................................................................................................5

3. Objetivos.................................................................................................................................6

4. Problemas................................................................................................................................7

5. Hipóteses.................................................................................................................................8

6. Fundamentação teórica...........................................................................................................9

7. Procedimentos e instrumentos de coleta de dados................................................................12

8. Considerações finais..............................................................................................................13

9. Referencias bibliográficas......................................................................................................14


1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia temos uma enorme quantidade de resíduos eletrônicos em nossas casas. São exemplos destes, televisores, computadores, mouses, calculadoras, e outros. Estes, cada vez que os descartamos incorretamente, acabam por poluir o meio em que vivemos.

O descarte destes eletrônicos é cada vez mais frequente, pois a tecnologia cada vez nos apresenta novas diversidades e modernidades, tornando os produtos inferiores e atrasados. Os componentes que estes eletrônicos possuem quando descartados incorretamente, são extremamente nocivos a saúde, podendo causar graves doenças.

Pretendemos apresentar à população onde podem ser descartados os eletrônicos e os danos que os mesmos causam à saúde.


2 JUSTIFICATIVA

Hoje em dia temos muitos equipamentos eletrônicos como televisores, computadores, placas de vídeo e celulares que estragam e simplesmente são descartados por possuírem algum problema ou simplesmente o conserto ter um alto custo. Queremos mostrar como estes resíduos são reciclados e qual o descarte correto deles.


3 OBJETIVOS

2.1 Conhecer os resíduos que os eletrônicos possuem e quais impactos estes causam no organismo e no meio ambiente.

2.2 Mostrar qual o correto descarte destes.

2.3 Informar o publico dos graves riscos que corremos ao descartar incorretamente.

4 PROBLEMAS

3.1 Para onde vão os televisores, computadores, placas de vídeo e outros aparelhos descartados?

3.2 Quais os elementos químicos presentes nestes equipamentos?

3.3 Quais os impactos que estes causam no meio ambiente e nos seres vivos?

5 HIPOTESES

4.1 Se jogamos no lixo nossos televisores, para o caminhão recolher, estaremos agindo de forma incorreta, pois a SMIC realiza serviço de coleta, temos de apenas leva-los até ela, então assim estaremos agindo de forma correta e teremos certeza que estes resíduos terão um destino correto.

4.2 Se os elementos presentes são Silício, Cádmio, Mercúrio, Hidróxido de Amônia.

4.3 Se deixarmos em qualquer local ele poderá liberar seus resíduos tóxicos, e então gerar câncer nos seres vivos e outros problemas, além de poluir o meio ambiente e os lençóis freáticos.


6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Há, hoje em dia, em Porto Alegre, setores públicos e privados que realizam a coleta dos resíduos eletrônicos dando a eles um novo destino, bem como a reciclagem e o reaproveitamento de seus componentes. Muitos destes, que são descartados, estão ainda aptos ao uso, então são destinados a instituições que carecem dos mesmos.

Uma dessas empresas que realizam as coletas chama-se Procempa, basta levar o lixo e dizer qual a intenção do descarte, na própria recepção.

Os materiais encontrados com maior frequência nos eletrodomésticos e eletroeletrônicos são: mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel. Todos estes apresentados são metais pesados. Na soldagem dos computadores, por exemplo, usa-se o chumbo e no visor de celulares, mercúrio. Nas pilhas, é comum o uso de Índio, um metal semelhante ao zinco, e manganês, depois da abolição do cádmio e do mercúrio por serem altamente tóxicos.

Quando estes são descartados de forma incorreta (no lixo comum), são encaminhados para aterros sanitários, e essas substancias tóxicas são liberadas e penetram diretamente no solo, contaminando, por consequência, o lençol freático, que aos poucos atinge os animais e os seres humanos.

Preparamos um quadro, com os metais presentes nos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, sua forma de contaminação, onde pode ser encontrado e quais seus impactos nos seres vivos. O mesmo segue abaixo:


Substância

Forma de contaminação

Onde pode ser encontrado

Efeitos

Mercúrio

Através da inalação e toque.

Em termômetros, na fabricação de lâmpadas fluorescentes, em interruptores eletrônicos e elétricos, televisores de tubo, monitores, baterias e pilhas.

Problemas de estômago, distúrbios renais e neurológicos, alterações genéticas e no metabolismo.

Cádmio

Através da inalação e toque.

Em celulares, televisores, computadores, monitores e baterias de notebooks.

Agente cancerígeno, afeta o sistema nervoso, provoca dores reumáticas, distúrbios metabólicos, problemas pulmonares, anemia e osteoporose.

Chumbo

Através da inalação e toque.

Em celulares, televisores, computadores e monitores.

Irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação, insônia e hiperatividade.

Manganês

Através da inalação.

Em pilhas alcalinas

Anemia, dores abdominais, vômitos, crises nervosas, dores de cabeça, impotência, tremor nas mãos, perturbação emocional.

Zinco

Através da inalação.

Em pilhas e baterias

Vômitos, diarreia e problemas pulmonares.

Berílio

Através do toque.

Em celulares e computadores.

Câncer no pulmão

PVC

Através da inalação.

Em fios para isolamento térmico.

Quando queimado e inalado, causa problemas respiratórios.

Lítio

Através do toque.

Em baterias e pilhas.

Afeta o sistema nervoso central, gerando visão turva, ruídos nos ouvidos, vertigens, debilidade e tremores.

Cloreto de amônio

Através da inalação.

Em pilhas.

Acumula-se no organismo e provoca asfixia.

Níquel

Através do toque.

Em pilhas e baterias.

Dermatites, distúrbios respiratórios, gengivites,  agente cancerígeno, cirrose e insuficiência renal

A respeito dos locais de coleta, há, como já citado anteriormente, a Procempa, que possui vários pontos distribuídos pela capital, que inclusive possui um convenio com o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), pois o espaço que a empresa dispõe não possui porte para grandes quantidades de lixos eletrônicos. Vale ressaltar que esta empresa aceita donativos apenas de pessoas físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com