TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo sobre matérias primas cerâmicas

Por:   •  11/5/2018  •  Artigo  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Ciência dos Materiais Cerâmicos.

Resumo do Artigo de minerais industriais

Professor: Fernando Becker

O presente trabalho traz informações sobre a mineração de matérias primas para o setor cerâmico, que é o grande consumidor de minerais industriais em forma in natura ou beneficiada dependendo de suas necessidades ou localização geográfica.

        O Brasil dispõe de 500 empresas de mineração, mas somente 200 suprem o setor cerâmico devido à localização das jazidas não corresponderem com as empresas cerâmicas. A mineração de minerais industriais além de suprir o setor cerâmico também abastece a construção civil, indústrias de papel, fertilizantes, metalúrgica, defensivos agrícolas, tintas, plásticos e borrachas.

        Grande percentual da produção de matérias primas cerâmica é realizado por empresas de pequeno e médio porte de capital nacional, o que afeta diretamente na qualidade do abastecimento, não havendo homogeneização e constância na qualidade da matéria prima ofertada. Sem os investimentos financeiros e técnicos neste processo não atinge-se uma melhor qualidade e pode vir a causar danos ambientais.

        O setor brasileiro de produção de minerais industriais para cerâmica não tem desenvolvimento comparável ao da mineração tradicional, muito menos cm a indústria cerâmica que possui alta tecnologia de equipamentos se destacando até mesmo no cenário internacional. Contudo nota-se uma mudança nos polos cerâmicos de Criciúma (SC) e Santa Gertrudes (SP), onde a uma enorme concentração de matérias primas e estas são monitoradas por órgãos ambientais que aliados às exigências dos consumidores e a concorrência tem exigido a profissionalização deste ramo, fazendo com que surjam empresas de mineração que abasteçam o mercado com melhor organização técnica e capazes de aportar conformidade e competitividade a produção das matérias primas.

        As principais jazidas do país se localizam nas regiões sul e sudeste, sendo as principais substancias as argilas de queima vermelha que são de baixo valor unitário o que não viabiliza o transporte a longas distancias fazendo com que as empresas instalem-se perto das jazidas. A produção de cerâmica vermelha consome cerca de 70 milhões de toneladas ao dividas por 11 mil empresas de pequeno porte distribuídas  pelo pais. Na cerâmica de revestimentos que produz cerca de 400 milhões de metros quadrados por ano o consumo gira ao redor de 6 milhões de toneladas por ano, sendo as principais substancias as argilas comuns fundentes, plásticas, fundentes feldispaticos e filitos e outros fundentes como o talco e carbonatos. Outros setores que consomem estas substancias são as de refratários, loucas sanitárias, vidro e cimentos.

        O setor brasileiro de minerais industriais apresenta espaço para crescimento e seguindo tendências internacionais o mercado consumidor devera impor melhor controle de qualidade e especificações das matérias primas. A atividade devera ser profissionalizada em todas as suas fazes através de mão de obra especializada e investimentos em modernização tecnológica e equipamentos do processo. Será feito um melhor controle do desgaste ambiental, forcando as empresas a se adequarem a novas normas de preservação e recuperação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com