TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Amar, verbo instransitivo

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

MÀRIO DE ANDRADE

AMAR,

VERBO

INTRANSITIVO

Idílio

Andrade, Mário de Amar, Verbo Intransitivo 17¬° Ed. Editora Itatiaia, Belo Horizonte – Rio de Janeiro.

MÀRIO DE ANDRADE

Em 1893 nasce em São Paulo Mário de Andrade. Além de romancista, Mário também fez inúmeras pesquisas sobre o folclore brasileiro, foi professor de música e um dos maiores poetas da literatura brasileira. Organizou em 1922 a semana de Arte Moderna, que busca as raízes e caminhos para a literatura nacional. No mesmo ano publica Pauliceira Desvairada, que é considerado o início das obras modernistas. Além dessa obra, outro marco na carreira de escritor foi a publicação de Macunaíma, em 1928. Quando vivo, não foi reconhecido devido a sua postura crítica diante do regime da ditadura. Apenas anos depois foi justamente reconhecido. Morreu em 1945.

O livro Amar, verbo intransitivo foi escrito entre o período de 1923 e 1924 por Mário de Andrade e pertence a chamada primeira fase do Modernista brasileiro. Os vanguardistas da literatura modernista tinham como objetivo o térmico de vestígios parnasianos e simbolistas. Os Modernistas buscavam reafirmar a nacionalidade e através de inovações linguísticas, lançaram novos caminhos a literatura brasileira.

Publicado em 1927, amar, verbo intransitivo recebeu muitas críticas por tratar de um assunto polêmico que era vivido pela sociedade em geral, mas não era discutido claramente. Com críticas sócias e comportamentais, a obra narra o envolvimento de um jovem de família de posição social com uma alemã mais velhas contratada, chocando a sociedade e transformando Mário de Andrade num alvo para críticas. Anos depois e até os dias atuais o livro e lido, tanto pela sua qualidade como pela sua irreverencia e pioneirismo.

Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade, conta a passagem de uma suposta professora alemã na casa da família Sousa – uma família católica, mas cheia de mistérios e contradições. O enredo começa quando Sousa Costa contrata Elza para ficar em sua casa para ser professora do seu filho. Elza muda se então para casa, se fazendo passar por professora de alemão. Porém, a sua verdadeira missão e ensinar a arte de amar para Carlos, filho mais velho de Sousa e ainda inexperiente.

Elza, que a partir de então passa a chamar se de Fraulen, começa a praticar aulas de alemão com Carlos e suas irmãs. No começo, Carlos não se anima com aulas e não se esforças, pois, ainda não mostra interesse por Fraulen, o que a deixa preocupada, já que nos seus trabalhos anteriores os meninos mostravam interesse mais rapidamente. Mas ele, ao reparar na imensa beleza de Fraulen, começa a se interessar pelas aulas e pela professora. Quando Fraulen percebe esse interesse de Carlos, regride em suas insinuações, já que seria essa regra para fazer nascer o amor. Com esse interesse, Carlos passa a mudar sua postura, ficando mais em casa, e pede par que Fraulen lhe ensine piano e até a costurar, para ter mais tempo ao lado dela.

Fraulen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com