TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SACOLAS PLÁSTICAS E O MEIO AMBIENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 13

SACOLAS PLÁSTICAS E O MEIO AMBIENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

RESUMO

A presente pesquisa constata que o uso inconsequente da sacola plástica é um dos maiores problemas ambientais enfrentado em todo o mundo. A população é dependente da sacola para transportar objetos, utilizar no lixo ou ainda slá, e o descarte inconsciente desse material acarreta impactos ambientais negativos. Algumas nações banem e/ou taxam o uso de sacola plástica, visando reduzir a distribuição das mesmas. O presente trabalho tem por objetivos diferenciar as sacolas plásticas comuns das degradáveis, entender por que são prejudiciais ao meio ambiente através do estudo de suas composições e averiguar as atitudes tomadas pelos países ao redor do mundo para acabar com o problema.

200 a 300 palavras

tema, a justificativa para escolha do tema, a problematização, os objetivos, a metodologia e a fundamentação teórica que deu sustentação às discussões apresentadas.

Palavras-chave: sacolas plásticas; meio ambiente;

ABSTRACT

Abstract abstract marina marina

Keywords:

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

SUMÁRIO

INTROdução

A popularização das sacolas plásticas data a década de 70, quando passaram a ser distribuídas gratuitamente em estabelecimentos comerciais.

A substituição de materiais aconteceu de maneira progressiva. Elaborada a partir do petróleo, a matéria-prima que forma o plástico é um polímero sintético dotado de grande maleabilidade, por isso, passou a substituir o vidro, a madeira, metais e até o pano – com base no algodão e linho (GARDASZ, 2012).

As sacolas proporcionaram facilidade no deslocamento de mercadorias, e tornaram-se também uma forma de acondicionamento de lixo doméstico. No entanto, essa utilidade é falha, já que a sacola se mistura com a matéria orgânica e se torna difícil de reciclar.

Esses danos ambientais são potencializados quando se considera a durabilidade do plástico, pois, de acordo com FABRO et al (2007), este é um material que, mesmo existindo há apenas um século, ainda não se tem com precisão o tempo de sua decomposição; sabe-se, porém, que é superior a 100 anos.

A partir de levantamentos recentes sobre a realidade a respeito do tema, sabe-se que aproximadamente 56% dos resíduos é composto por embalagens plásticas usadas uma única vez. O mundo hoje produz 20 vezes mais plástico do que há 50 anos, e consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, isso significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano (CEMPRE, 2011).

1.1 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E PERGUNTA DE PESQUISA

As sacolas plásticas fizeram parte da vida antigamente e continuam a fazer parte da vida moderna, sendo incorporadas ao cotidiano das pessoas de tal forma que são úteis ao consumidor depois que saem do supermercado. Porém, em contra partida, dependendo do tipo de sacola plástica, ela demora até 300 anos para se decompor.

Diante disso, o problema que norteia nosso trabalho é: As sacolas plásticas, com seus prós e contras, conseguem ter uma relação balanceada com o meio ambiente?

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

        Estudar as sacolas plásticas e sua relação com o meio ambiente.

1.2.2 Objetivos Específicos

  • Comparar quimicamente os polímeros utilizados na fabricação das sacolas plásticas;
  • Monitorar o tempo de decomposição parcial das sacolas plásticas; (SEPÁ)
  • Avaliar os impactos ambientais e econômicos da utilização de sacolas plásticas;
  • Averiguar a utilização destas em diferentes países e seu pós-consumo.

        

1.3 JUSTIFICATIVA

Atualmente as questões relacionadas com o acúmulo de resíduos plásticos e os problemas ambientais gerados por este vêm sendo amplamente discutidas visto que este é um problema global. Soluções para tal são debatidas em diversos países do mundo, sendo que em alguns lugares o uso de sacolas plásticas já foi até mesmo proibido.

Quando falamos em sacolas plásticas abrimos um debate com muitos aspectos para serem observados em relação ao meio ambiente. O uso exagerado e inconsciente são aspectos negativos, mas por outro lado, a sua facilidade e praticidade as fazem serem úteis na vida cotidiana.

Por isso, no desenvolver deste trabalho realizamos pesquisas e apresentaremos possíveis questionamentos e soluções para melhorar e obter ainda mais uma boa relação entre sacolas plásticas e o meio ambiente.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 INFORMAÇÕES GERAIS

O projeto de pesquisa foi iniciado em março de 2014, com a realização de pesquisa bibliográfica relativa ao assunto do projeto na internet. O término do projeto está previsto para o mês de novembro de 2014. O público escolhido para a pesquisa de campo foi amplo, entre doze e oitenta e um anos, uma vez que todas as pessoas têm contato com as sacolas plásticas.

A pesquisa pode ser classificada como aplicada, já que tem por objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos (GIL, 1999). Pode ser classificada também como in situ, já que envolve interesses locais. Envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento (GIL, 1999).

Este estudo também se qualifica como de levantamento, porque envolve a interrogação direta das pessoas, a partir de questionários ou entrevistas, podendo se tratar de um censo ou usar uma amostra representativa da população (SOUZA et al., 2011) Ao mesmo tempo, o estudo pode ser classificado como uma pesquisa bibliográfica, pois é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral (VERGARA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (297.5 Kb)   docx (96.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com