TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA NO ACONSELHAMENTO EM DST’s / AIDS

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

BÁRBARA DAYANNA SILVA DE SÁ

BRUNA ARAÚJO DE MOURA FÉ

CRISTIANE AUGUSTA NUNES CARNEIRO

CRISTINA FURTADO

GABRIELA DE BRITO ALVES

LÍLIA GABRIELE FONTINELE LAGES DO VALE

PSICOLOGIA NO ACONSELHAMENTO EM DST’s / AIDS

TERESINA

2012

BÁRBARA DAYANNA SILVA DE SÁ

BRUNA ARAÚJO DE MOURA FÉ[pic 2]

CRISTIANE AUGUSTA NUNES CARNEIRO

CRISTINA FURTADO

GABRIELA DE BRITO ALVES

LÍLIA GABRIELE FONTINELE LAGES DO VALE

PSICOLOGIA NO ACONSELHAMENTO EM DST’s / AIDS

Trabalho apresentado a disciplina de Saúde Pública, como requisito para obtenção parcial da segunda nota, ministrada pela profª Lúcia Vilarinho.

TERESINA

2012

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...........................................................................................

2DESENVOLVIMENTO.............................................................................

  1. Contexto P.S.ENacional...........................................................................

2.2 Apresentação do Sistema deSaúde.........................................................

  1. Vigência e Aparato legal.........................................................................
  2. Organização dos serviços.........................................................................
  3. Financiamento..........................................................................................
  4. Acesso das pessoas aos serviços/ cidadania.......................................
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................

REFERÊNCIAS..........................................................................................

INTRODUÇÃO

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) são patologias que representam grandes desafios para a saúde no contexto mundial, merecendo destaque devido ao seu alto potencial de disseminação. (CORDEIRO; SILVA; BARBOSA, 2009).

O Ministério da Saúde (2008) declara a problemática DST/AIDS como um grave problema de saúde pública e, por esse motivo, preconiza seu controle através da implementação de programas e ações com foco em prevenção e promoção em saúde sexual e reprodutiva, primordialmente em níveis primários de atenção (CASTANHEIRA; MESSORA 2007).

O interesse da visita surgiu através de estudos na disciplina de Saúde Publica, onde se discutiu nas aulas expositivas e outros trabalhos apresentados em sala sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os diferentes programas e ações que ele realiza buscando uma melhoria na qualidade de vida da população, por meio de prevenção de doenças, combates a epidemias e promoção da saúde. Dentre as unidades apresentadas no plano da disciplina, é importante salientar também a busca pelo papel do psicólogo nesses programas de saúde e foi nesse contexto que a visita surgiu, na tentativa de conhecer um campo novo que é Aconselhamento em DST/AIDS/HIV tendo um contato real com os lugares em que ele é realizado, toda a sua dinâmica desde o momento da chegada do usuário, até continuidade ou não do tratamento de acordo com o resultado dos testes laboratoriais, além de conhecer sua relação com a saúde publica e o papel desempenhado pelo Psicólogo.

  1. METODOLOGIA

Em primeiro momento foi estabelecido contato prévio com cada uma das Instituições, tanto o Centro em Aconselhamento e Testagem (CTA), quanto o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, explicando o objetivo da visita. No agendamento foi estabelecido um horário adequado para nos receber e requisitado um oficio vindo da Faculdade Integral Diferencial.

A visita foi realizada ao lado das Psicológicas de ambas as instituições nas quais eram responsáveis pelo setor de aconselhamento e testagem em DST/HIV/AIDS.

Sujeitos

O presente trabalho contou com a participação de três psicólogas, onde duas trabalham no Centro em Aconselhamento e Testagem (CTA) e uma no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, ambos locais situados na cidade de Teresina-PI.

Instrumentos

Foi utilizado uma entrevista semiestruturada com as psicólogas do Centro em Aconselhamento e Testagem (CTA) e no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O que são DSTS e AIDS:

  • DSTS

São doenças sexualmente transmissíveis (DST), transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas (MINISTÉRIO DA SAÚDE). Tendo como as mais conhecidas,gonorréia e sífilis. A gonorréia é uma infecção causada por bactérias que atingem os órgãos genitais femininos e masculinos.  Já a sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, ocorre em três estágios, sendo os dois primeiros estágios em que a doenças é mais contagiosa e o último, onde não há presença de sintomas e se tem a falsa impressão de cura da doença.

A pessoa pode adquirir DSTS tanto pelo não uso de camisinha durante o ato sexual quanto por transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas (no uso de drogas injetáveis; ao fazer tatuagens; ao fazer as unhas; ao ir ao dentista). É importante está sempre fazendo o uso de camisinha, pois algumas DSTSnão apresentam sintomas. Caso não façam uso do preservativo, devem sempre estar procurando o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com