TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança em Posto de Saúde

Por:   •  11/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos

SEGURANÇA NÃO SE CONQUISTA, SEGURANÇA SE EXERCITA NO PSF

ARATACA - BAHIA

2015

Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos

SEGURANÇA NÃO SE CONQUISTA, SEGURANÇA SE EXERCITA PSF

Projeto apresentado para obtenção de credito parcial da disciplina POPIC, dos alunos: Elisson Jr E Hilma Araújo, do Curso de Técnico em Segurança no Trabalho para o professor orientador: Delamar

ARATACA – BAHIA

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------        04

JUSTIFICATIVA -----------------------------------------------------------------------------------        05

OBJETIVOS GERAIS ---------------------------------------------------------------------------        06

OBJETIVOS ESPECIFICOS--------------------------------------------------------------------        07

DESENVOLVIMENTO----------------------------------------------------------------------------        08

CONLCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------        11

ANEXOS--------------------------------------------------------------------------------------------        13

  1. INTRODUÇÃO

Nosso País possui leis especificas e Normas Regulamentadoras a fim de padronizar e orientar os profissionais que atuam na área de saúde quando se diz respeito à Biossegurança nesse intuito nossa atividade visa analisar como anda o procedimento nas repartições de saúde em especial as Unidades de Saúde analisando o risco de Doenças Ocupacionais. Nossa intenção não é punir e sim poder contribuir para adoção de boas pratica nos procedimentos laborais, e em nossa própria formação em quanto acadêmicos acreditamos que boas praticas antes de tudo é a educação continua, que é necessário para prevenção de possíveis acidentes e doenças ocupacionais que possam vir a causar contaminação no colaborador e ou nos pacientes que são atendidos nesta Unidade de Saúde desta forma garantindo o bem estar do próprio colaborador e de terceiros bem como ao meio ambiente.

  1. JUSTIFICATIVA

É importante e conhecer quais são os atendimentos de uma Unidade de Saúde e qual sua área de abrangência. É um modelo de atendimento assistencial, reorientando o sistema de saúde a partir da atenção básica, criando e mantendo equipes de saúde com vários profissionais que tem como base de trabalho as unidades de saúde, estas equipes atendem as famílias de uma área delimitada, as mesmas são cadastradas e acompanhadas por profissionais desta unidade, incluindo o atendimento no próprio domicílio, assim aproximam-se da comunidade. Os profissionais envolvidos no atendimento destas famílias cadastradas em uma determinada Unidade de Saúde prestam atendimento buscando a prevenção de doenças antes que aconteçam realizando consultas, tratamentos, vacinação, pré-natal e outras atenções que visem a manutenção da saúde das famílias .

Pelo exposto é urgente à execução do processo de mobilização e articulação para enfrentamento da educação continuada dos profissionais que atuam em Unidade de Saúde, a falta de uma ação integrada e articulada para melhorar a qualidade dos serviços prestados e de vida nos ambientes laborais que pode acarretar uma serie de instabilidades: emocional, familiar, financeira, ambiental e social, pois todos profissionais da área de saúde independente de cargo ou função deve estar ciente dos riscos aos quais estão expostos e das medidas de segurança necessárias para neutralizar estes riscos.

                                4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral        

* Proporcionar melhoria da qualidade nos procedimentos laborais e de Biossegurança para os profissionais que atuam em Unidade de Saúde. Fazer a avaliação qualitativa e quantitativa dos riscos ambientais identificados na Unidade de Saúde e promover através desta, avaliação das medidas preventivas necessárias para resolver as não conformidades identificadas, promovendo a melhoria dos serviços prestados bem como redução sistemática de possíveis acidentes ou doenças ocupacionais, caso seja implementada as medidas de biossegurança sugestionadas neste projeto.

4.2. Objetivos Específicos

* Zelar pela integridade física do colaborador da comunidade Unidade de Saúde.

* Proporcionar a educação continuada de toda equipe que atua em Unidade de Saúde relacionada a praticas de segurança.

* Incentivar adoção de medidas preventivas em unidade de saúde.

* Desenvolver boas praticas ergonômicas.

* Encaminhar e acompanhar a quem é de responsabilidade, qualquer modificação na estruturas física da respectiva Unidade de Saúde.

* Preservar o meio ambiente.

                             

                               Desenvolvimento

Segurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Tipos de risco

(Portaria do Ministério do Trabalho, MT no. 3214, de 08/06/78)

1. Riscos de Acidentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (266.3 Kb)   docx (132.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com