TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação de Aprendizagem

Por:   •  28/5/2018  •  Abstract  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 21

MECATRÔNICA T1/18

UCR1

DESCRIÇÃO

Procedimento:

1) Faça o download do arquivo ZIP com todos os documentos necessários para executar esta situação-problema;

2) Verifique no arquivo "estacao_aluno.pdf" a estação de trabalho para qual você deverá realizar seu respectivo planejamento;

3) Elabore o cronograma físico mestre: com, no mínimo, seis atividades com seus respectivos períodos;

2) Elabore a planilha dos recursos humanos de uma das atividades do cronograma: com nome do projeto, atividade, descrição do serviço, responsável, quantidade de horas previstas e pontos críticos;

3) Elabore a planilha dos recursos físicos de uma das atividades do cronograma: com nome do projeto, atividade, elementos necessários, ferramentas, consumíveis e EPIs;

4) Elabore o plano de ação (5W2H): das atividades apresentadas no cronograma físico mestre;

5) Salve os quatros arquivos digitais, correspondentes às ações 3, 4, 5 e 6, em um arquivo único com o seguinte nome “planejamento_UCR1.doc”;

6) Publique neste espaço seu arquivo “nome_planejamento_UCR1.doc” para avaliação.

UCR1 – SAP

[pic 1]

APRESENTAÇÃO

Esta situação de aprendizagem, do Curso de Atualização Tecnológica em Mecatrônica, está construída com base no contexto de trabalho e será realizada totalmente a distância, no formato de uma situação-problema.

O objetivo é a aplicação dos conteúdos desta Unidade Curricular, Desenvolvimento de Sistemas Automatizados, para a solução da seguinte situação-problema: o planejamento de implementação de uma estação de trabalho.

Estude o seu livreto, faça os exercícios de passagem, tire suas dúvidas com o tutor e o mediador. Após esse processo, você estará pronto para realizar esta situação de aprendizagem.

DESCRIÇÃO DO CONTEXTO

Você foi recentemente contratado para fazer parte da equipe de especialistas em mecatrônica da Empresa Mechtronics, uma conceituada empresa integradora de produtos na área de sistemas automatizados de manufatura.

A Indústria de Alimentos ABC é um dos principais clientes da Mechtronics e está adquirindo máquinas e equipamentos para montar sua nova linha de produção de achocolatados. A Mechtronics foi contratada para realizar todos os serviços relacionados à instalação, programação, comissionamento e integração dos equipamentos eletroeletrônicos, que fazem parte dessa linha de produção.

O diretor da Mechtronics solicitou que você elabore um planejamento para a implementação de uma das estações deste novo projeto. Essa é a oportunidade de você realizar um excelente trabalho, demonstrando sua competência profissional. Para esta atividade foi lhe entregue um esboço da linha de produção montada, conforme figura a seguir.

Estações:

  1. Misturador;
  2. Alimentador de frascos;
  3. Envasador;
  4. Aplicador de tampa;
  5. Prensador da tampa;
  6. Robô manipulador.

[pic 2]

Como você pode observar neste fluxograma, a linha de produção de achocolatados é composta por seis estações de trabalho. Cada uma dessas estações realiza um processo específico do sistema automatizado de produção de achocolatados:

  • 1 - mistura dos produtos;
  • 2 - alimentação de frascos;
  • 3 - envase do achocolatado;
  • 4 - colocação da tampa;
  • 5 - prensagem da tampa;
  • 6 - robô manipulador.

O produto que está no misturador passa pelas tubulações até chegar às estações envasadoras e alimentadoras de frascos. Após o processo de envase, o robô manipulador faz a transferência dos frascos já envasados às estações de colocação e prensagem da tampa, para o fechamento de frascos.

Posteriormente, lhe daremos informações complementares para que você possa realizar esta situação-problema.

ATIVIDADES

A situação de aprendizagem, os exercícios de passagem e leitura do livreto são considerados atividades de aprendizagem desta Unidade Curricular, como apresenta o quadro a seguir.

UNIDADE CURRICULAR

ETAPA

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

ETAPA EAD (H)

ETAPA PRESENCIAL (H)

TOTAL (H)

Desenvolvimento de Sistemas Automatizados

Planejamento da implementação de uma estação de trabalho

  • Leitura do livreto;
  • Exercício de passagem;
  • Situação de aprendizagem.

20

0

20

FIQUE ALERTA!

Sua missão é obter o desempenho na cor verde em todas as atividades de aprendizagem.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Como você leu no Guia do aluno, todas as atividades de aprendizagem desta Unidade Curricular possuem uma avaliação de desempenho, que é realizada por meio do critério de cores (amarela, verde e vermelha). Esses critérios avaliam o desenvolvimento das capacidades relacionadas à competência desta Unidade Curricular. O quadro a seguir, mostra quais os critérios de avaliação para cada capacidade que deve ser desenvolvida nesta Unidade Curricular.

CAPACIDADES

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Interpretar, a partir das informações contidas nas plantas, esquemas, diagramas e softwares, as características técnicas dos componentes e dispositivos das máquinas, equipamentos ou sistemas automatizados de manufatura, tendo em vista o desenvolvimento do projeto.

Organizar, em documentação específica, para fins de desenvolvimento do projeto, os dados técnicos de relevância relacionados aos componentes e dispositivos das máquinas, equipamentos ou sistemas automatizados de manufatura.

Organizar, em documentação específica, para fins de desenvolvimento do projeto, os dados técnicos de relevância relacionados aos componentes e dispositivos das máquinas, equipamentos ou sistemas automatizados de manufatura.

Identificar, para fins de desenvolvimento do projeto, as características da rede de comunicação de dados, da rede elétrica, da rede de distribuição de ar comprimido e/ou do sistema hidráulico, tendo em vista a instalação de máquinas, equipamentos e sistemas automatizados de manufatura.

Identificar as características de desempenho da máquina, equipamento ou sistema automatizado de manufatura solicitado pelo cliente, tendo em vista o desenvolvimento do projeto.

Comprovação da capacidade de identificar o perfil das redes: elétrica, pneumática, hidráulica, comunicação de dados e características de desempenho necessárias ao desenvolvimento do projeto.

Correlacionar, para fins de desenvolvimento do projeto, as normas técnicas, de saúde e segurança e de meio ambiente implicadas no atendimento das necessidades do cliente.

Aplicação de normas técnicas de saúde, segurança e de meio ambiente durante as etapas de desenvolvimento do projeto.

Determinar, para fins de desenvolvimento do projeto, a classificação dos componentes e dispositivos quanto à função, segurança e condições ambientais.

Comprovação da capacidade de escolher determinado componente e/ou dispositivo, quanto aos atributos de função, segurança e condições ambientais.

Identificar as características técnicas relativas aos componentes e dispositivos descritos no projeto, tendo em vista a especificação de componentes e dispositivos de máquinas, equipamentos e sistemas automatizados de manufatura.

Comparar as informações do projeto com as dos fornecedores / fabricantes, tendo em vista a especificação de componentes e dispositivos de máquinas, equipamentos e sistemas automatizados de manufatura.

Organizar, em documentação específica, as especificações técnicas dos componentes e dispositivos pertinentes ao projeto.

Demonstração da capacidade de identificar, comparar e organizar informações sobre componentes, equipamentos e sistemas automatizados, tendo em vista a especificação técnica dos elementos do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (365 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com