TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surdez E Bilinguismo

Dissertações: Surdez E Bilinguismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

O quadro educacional brasileiro demonstra que muitos são os ex-cluídos e que, dentre estes, os portadores de necessidades especiais en¬grossam os quadros estatísticos dos "fracassados" e "marginais" da educa¬ção. Desta forma, constata-se que a exclusão é dupla: perpetrada pelo sistema que os renega por não responderem ao modelo, por serem "desviantes", "transgressores", "desajustados"; e também pelo próprio corpo social - porque, nessa relação antiética que se estabelece entre controlados e controladores, dominados e dominadores, os seus lugares, com certeza, estão definitivamente marcados.

É importante reconhecermos que os próprios profissionais de educação em muito contribuem para este quadro, na medida em que fazem diagnósticos, classificações, criam rótulos que freqüentemente justificam ainda mais a segre¬gação desses indivíduos. Pode-se perceber, também nessa relação, uma nítida situação de dependência do aluno, de um lado, e de controle e a prerrogativa do poder por parte dos profissionais de educação, de outro. Isso, com certeza, aumenta a distância entre esses indivíduos e o resto da sociedade. Em nome desse poder exercido, os profissionais falam e decidem. E os "diferentes" se perpetuam em seu silêncio - o refúgio da dependência, da dominação, enfim, das minorias. Neste sentido, vak mais uma vez, citar Foucault (1995, p.70-71). O intelectual dizia a verdade àqueles que ainda não a viam e em nome daqueles cji >>; não a podiam dizer: consciência e eloqüência.

Ora, o que os intelectuais descobriram recentemente é que as massas não necessitam deles para saber; elas sabem perfeitamente, claramente, muito melhor do que eles; e elas o dizem muito bem. Mas existe um sistema de poder que barra, proíbe, invalida esse discurso e esse saber. Poder que não se encontra somente nas instâncias superiores da censura, mas que penetra muito mais profundamente, muito sutilmente em toda trama da sociedade.

Com relação ao portador de necessidades especiais e, em especial, com relação ao surdo, fala por ele a escola, representando um saber/ poder a que ele jamais terá acesso, enquanto sua estrutura for aquela que se sustenta até agora. Em seu nome, falam professores e pedagogos, médi-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com