TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE DESENHO TÉCNICO

Por:   •  11/4/2016  •  Exam  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO SOER-Sociedade de Ensino Regional Ltda

Curso Técnico de Edificações

Aluno: João Batista da Silva Filho

Trabalho de Desenho Técnico

Principais elementos de um Desenho Arquitetonico

Teresina-Piauí

Abril/2016

João Batista da Silva Filho

Principais Elementos de um Desenho Arquitetônico

Este trabalho tem como objetivo mostrar os principais itens para a elaboração de um Projeto Arquitetônico de uma residência unifamiliar.

Teresina

Abril/2016

O Desenho Arquitetônico e composto vários elementos, e para ser bem interpretado tem que ter estes principais itens, conforme descritos abaixo:

1-Planta Baixa- esta planta tem como referência o plano horizontal, que corta o projeto da planta a uma altura de aproximadamente de 1,50 metros acima do piso da residência. É um dos principais itens de um projeto arquitetônico, pois traz todas as informações necessárias para a elaboração e aprovação da planta, assim também como referência para a execução da construção da obra. Os principais elementos que compõem uma planta baixa são os seguintes:

1.1-Paredes- As paredes servem para separar os cômodos de uma residência, e, na planta baixa deve mostrar o comprimento e a espessura de cada  uma delas. O desenho das paredes deve ser feito com linhas um pouco mais visíveis para ter um destaque na hora da impressão do projeto.

1,2- Esquadrias- Que são as portas, janelas e basculantes, deve ser mostrados a localização e medidas destes itens na planta baixa.

1.3- Escala- deve ser item de destaque também, pois mostra a relação das medidas do projeto em relação ao tamanho real do objeto desenhado.

1.4- Carimbo- Nele contém os dados do proprietário, do responsável Técnico pela elaboração da planta, o tipo de construção do projeto, sua localização e outros dados.

1.5- Na planta baixa deve ser mostrados também as localizações de elementos fixos como as louças sanitárias, pias, lavanderias e outros mais.

2- Toda planta baixa deverá ter a representação de pelo menos dois cortes: o longitudinal (horizontal) e o transversal (vertical). Os cortes facilitam a interpretação da planta, pois mostram detalhes da parte interna da edificação. Os cortes precisam ser representados por letras, exemplo: AA e BB. Para que possamos identificar os mesmos, em referência a planta baixa. São mostrados geralmente na escala de 1/75.

3-Planta de Cobertura- Serve para mostrar detalhes da cobertura da construção como: Sentido das quedas  d´águas, encontro e disposição de rufos, calhas, inclinação do telhado e tipo de telhas empregados na cobertura.

4-Fachada- Mostra as faces do projeto arquitetônico, tem como referencia o plano vertical. Geralmente é mostrado somente a fachada frontal, e é apenas considerada como uma vista e traz as informações de altura do pé direito e, uma visão de como será a frente da residência.

5-Planta de Locação- serve como ponto de referência para se transferir as medidas do projeto para locar a obra no terreno. Nesta planta poderemos ver e seguir os recuos obrigatórios determinados pela prefeitura  de cada município e, esta planta e desenhada na escala de 1/500.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com