TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE O LIVRO, O CORTIÇO

Por:   •  30/3/2022  •  Seminário  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

O cortiço

  • Jerônimo: português , trabalhador da pedreira de João Romão.Tem um caso com Rita Baiana.Sério, trabalhador, exemplar pai de família, Jerônimo, após conhecer Rita Baiana, uma mulata sensual e provocante, torna-se um homem dominado pelos apelos sensuais. Abandona a esposa, Piedade de Jesus, trama e participa do assassinato de Firmo ex-namorado de Rita -, gasta as economias de anos de trabalho e deixa de pagar a escola de sua filha, Senhorinha. Transforma-se, enfim, em algo muito próximo da imagem que se tem do malandro carioca (BRIAN)

  • Piedade: Era uma mulher portuguesa , que no começo tinha um caso com o Capoeiro Firmo , que era um mulato . Após algum tempo , Piedade conhece e se casa com Jerônimo, ela cuidava muito bem dele e dedicava sua vida a ele , mas após um acontecimento , Piedade fica abalada , pois descobre que Jerônimo traia ela com uma mulher chamada Rita Baiana , Jerônimo abandonou Piedade e ela se afundou na solidão e se entregou ao alcoolismo , ela perdeu o sentido de viver e continuou sofrendo com isso por muito tempo.( BRIAN)

  • Rita Baiana:  representa uma personagem irreverente, decidida, independente, mulata sensual e provocante que promove os pagodes no cortiço.. Representa a mulher brasileira.Teve um caso com Firmo, e mais tarde se envolveu com o português Jerônimo. É possível observar a magia que Rita Baiana conseguia despertar nos homens que a rodeava, devido à sua sensualidade e extravagância a que ela se permitia no contexto social em que vivia, mesmo sendo proibido e vista com maus olhos diante da sociedade patriarcal que imperava no século XIX.  sua família, ficava em constante vigilância  pois os pais não desejavam ter uma filha “perdida” ou “falada” na sociedade em que viviam. percebemos Rita Baiana explorar os dotes de sua própria negritude, de sua raça, ou seja, ela é naturalmente sensual, cheia de requebros e nuances nos quadris, debate e vence pela dança, por sua malevolência. Rita explora ao extremo o seu poder de conquista e sexualidade, é livre para não ficar com um homem só, para desejar, inclusive, um homem casado e vencer a sua legítima esposa numa luta. Rita é mulher, negra e pobre, personagem de um romance do século XIX, plena época da ditadura patriarcal entre as relações familiares e sociais, que se insurge contra tudo e todos.( ANA LETÍCIA)
  • Capoeiro Firmo: O personagem Firmo surge na narrativa de O Cortiço como amante da personagem Rita Baiana. Em sua primeira aparição no romance o autor descreve a sua indumentária e aponta para uma característica marcante do personagem que é o seu exímio conhecimento de capoeira.Firmo, o atual amante de Rita Baiana, era um mulato pachola, delgado de corpo e ágil como um cabrito; capadócio de marca, pernóstico, só de maçadas, e todo ele se quebrando nos seus movimentos de capoeira. Teria seus trinta e tantos anos, mas não parecia ter mais de vinte e poucos. Pernas e braços finos, pescoço estreito, porém forte; não tinha músculos, tinha nervos. A respeito de barba, nada mais que um bigodinho crespo, petulante, onde reluzia cheirosa a brilhantina do barbeiro; grande cabeleira encaracolada, negra, e bem negra, dividida ao meio da cabeça, escondendo parte da testa e estufando em grande gaforina por debaixo da aba do chapéu de palha, que ele punha de banda, derreado sobre a orelha esquerda. característica racial na descrição de Firmo, determinando uma possível falta de elevação social em seu gosto, em suas escolhas de vestuários e em sua aparência ( JOÃO LUCAS )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (317.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com