TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicada Na Educação

Ensaios: Tecnologias Aplicada Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

1- TITULO: A educação especial nas séries iniciais.

2- TEMA: O projeto é voltado para o questionamento das dificuldades encontradas no momento da inserção do aluno com algum tipo de deficiência no ensino público regular.

3- JUSTIFICATIVA DO TEMA: Faz algum tempo que o ensino público vem tentando se organizar para melhor atender crianças deficientes inseridas em seu meio, porém essa melhora ocorre tão lentamente que é praticamente imperceptível, sendo assim acaba prejudicando ainda mais o aluno que em sua normalidade já tem tantos desafios diários para enfrentar.

4- OBJETIVO GERAL: Pesquisar qual seria a melhor forma para a instituição escolar se adequar, visando reformas que tragam melhorias necessárias a fim de oferecer uma educação de qualidade ao aluno deficiente.

4.1- OBJETIVO ESPECÍFICO: Observar de que forma o professor trabalha com o aluno especial e quais as principais dificuldades encontradas por este profissional, bem como se a escola oferece estrutura adequada para este professor trabalhar da melhor forma possível com este aluno.

5- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA: Diante das dificuldades encontradas pelas escolas em inserir o aluno deficiente em seu meio, quais adaptações poderiam ser feitas para que o desenvolvimento do aluno não seja prejudicado?

6- HIPÓTESE: O sistema de ensino no país tem demonstrado total incapacidade em preparar métodos de ensino que favoreça o aluno deficiente, deixando claro que se não houver ajuda especializada urgente, será muito difícil para esse aluno obter algum tipo de progresso na sua independência física ou intelectual. Sendo assim deve haver uma grande parceria entre governos, escolas e profissionais especializados para que seja assegurada ao estudante a educação de qualidade que ele tem direto, e que favorecerá seu desenvolvimento contribuindo até mesmo para sua inserção no mercado de trabalho.

7- METODOLOGIA DA PESQUISA PARA COLETA DE DADOS: O processo de coleta de dados será desenvolvido com um diretor e 12 professores de uma escola da rede municipal de ensino em Ribeirão Preto do estado de São Paulo.

Serão realizadas entrevistas semiestruturadas como instrumento principal da coleta de dados. Essas entrevistas serão fundamentadas através da análise subjetiva feita com a observação na escola. Esse instrumento conterá 15 questões que abordarão aspectos do funcionamento da instituição, como os professores trabalham os conteúdos curriculares e o espaço físico em relação aos alunos com deficiência intelectual e física no ambiente educacional.

8- CRONOGRAMA:

1º mês- Observar o ambiente escolar (espaço físico e atuação dos profissionais)

2º- mês- Analisar o currículo e averiguar se estão inseridas as normas de conduta adequada para receber os alunos com deficiência física e intelectual.

3º- mês- elaborar o questionário para averiguar a hipótese.

4º mês- realizar a entrevista com o diretor e professores do ambiente escolar

5º mês

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com