TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema sobre Fake News

Por:   •  26/1/2019  •  Dissertação  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

  René Descartes, filósofo, argumenta que, é preciso duvidar de tudo a fim de chegar no axioma, verdade indiscutível. Nesse sentido, no século XXI, criar e divulgar boatos falsos se transformou numa rotina, marcada pelos perigos que as notícias falsas, Fakes News, podem acarretar na era da informação. Outrossim, tais perigos são resultados da falta de segurança e da ineficácia de regras sobre o regime de informações, o que progride para a perda de confiabilidade e insegurança no mundo da informação.

          A princípio, com o advento da Globalização no final do século XX, o fluxo de pessoas e a facilidade de informar moldaram, profundamente, as relações comerciais e sociais.Porém, com toda a facilidade de noticiar determinados assuntos, e também, da falta de segurança no que diz respeito a criação de notícias, está sob risco a ausência de controle sobre e quem poderia fazer o uso da informação,para assim,atingir terceiros. Dessa forma, diferenciar uma informação verdadeira de uma falsa, Fake News, tornou-se barreira dos usuários dos meios de comunicação. Como também, acreditar na veracidade daquela informação, uma vez que, a internet, por exemplo, possui hackers de dados pessoais, é uma tarefa que requer cuidados poucos manuseados na realidade.

   Por conseguinte, em virtude do fácil acesso às informações e, além disso, dos constantes bombardeios de notícias, saber usar a segurança na modernidade é uma das dificuldades dos usuários.Por outro lado, conforme Durkheim, os fatos sociais são exteriores, coercitivos e gerais. Assim, são os Fakes News, quando não há regras que regulem a manipulação das informações. Todavia, as informações falsas podem atuar de forma imoral e anti-ética, pois são criados com o propósito de denegrir, dignificar e ou diminuir pessoas, figuras públicas ou instituições.

             Em suma, se toda ação gera uma reação, de acordo com o físico, Newton, é indubitável a necessidade de medidas cabíveis para o fim dos perigos das Fakes News.Contudo, o Estado deve fortalecer, em comunhão com os meios mediáticos, a segurança do que é informado, ao estabelecer regras sobre como, onde, fonte e principalmente, qual web site é confiável, para se manter informado, com intuito de diminuir das Fakes News. Para isso é preciso propagar dicas de como identificar uma notícia falsa, através de panfletos, ao abordar sobre a padronização de uma notícia verdadeira, como o uso da linguagem formal, citações e referências de outros sites, endereços da internet que tenham confiabilidade e, também, verificar como estão sendo utilizados as questões morais e éticas do assunto tratado. Sendo assim, será possível distinguir uma informação falsa da verdadeira, quando a dúvida de Descartes for colocada em prática, pois só a dúvida gera a verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com