TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Descritivo

Exames: Teste Descritivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

3. Ordenação

Ordenar corresponde ao processo de rearranjar um conjunto de objetos em uma ordem ascendente ou descendente. O objetivo principal da ordenação é facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado. Como exemplo da importância desse processo, podemos imaginar como seria difícil utilizar um catálogo telefônico se os nomes das pessoas não estivessem listados em ordem alfabética. A atividade de colocar as coisas em ordem está presente na maioria das aplicações onde os objetos armazenados têm que ser pesquisados e recuperados, tais como dicionários, índices de livros, tabelas e arquivos.

Os algoritmos de ordenação constituem bons exemplos de como resolver problemas utilizando computadores. As técnicas de ordenação permitem apresentar um conjunto amplo de algoritmos distintos para resolver uma mesma tarefa.

Dependendo da aplicação, cada algoritmo considerado possui uma vantagem particular sobre os outros, podendo se adequar melhor ou ao não a solução procurada. Além disso, os algoritmos ilustram muitas regras básicas para manipulação de estruturas de dados.

Os algoritmos trabalham sobre os registros de um arquivo. Apenas uma parte do registro, chamada chave, é utilizada para controlar a ordenação. Além da chave podem existir outros componentes em um registro, os quais não têm influência no processo de ordenar, a não ser pelo fato de que permanecem com a mesma chave. A escolha do tipo para a chave é arbitrária. Qualquer tipo sobre o qual exista uma regra de ordenação bem-definida pode ser utilizado. As ordens numérica e alfabética são as usuais.

Um método de ordenação é dito estável se a ordem relativa dos itens com chaves iguais mantém-se inalterada pelo processo de ordenação. Por exemplo, se uma lista alfabética de nomes de alunos de uma faculdade é ordenada pelo campo nota_da_prova, então um método estável produz uma lista em que os alunos com a mesma nota aparecem em ordem alfabética.

Certos métodos de organização/ordenação de dados podem tornar o processo de busca mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com