TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Dissertativo Argumentativo sobre Mobilidade Urbana

Por:   •  24/5/2019  •  Dissertação  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  1.667 Visualizações

Página 1 de 2

MOBILIDADE URBANA, PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Desde o início do processo de urbanização, ocasionado pela eclosão da primeira Revolução Industrial em meados do século XVIII, observam-se problemas com a mobilidade nas cidades. Assim, seja de caráter estrutural, ou seja sob noções politicas, os desafios acerca da mobilidade persistem ligados a realidade do pais.

No passado, com o fascínio provocado pela política desenvolvimentista do presidente Kubitschek, o Brasil se direcionou a implementação de um projeto de mobilidade urbana. Nesse, tornava-se evidente a priorização de uma única modalidade de transporte que perpetua até hoje: o rodoviarismo. Com isso, percebe-se uma falta de diversificação nos meios de transporte brasileiro. Sendo assim, torna-se indispensável analisar quais são os entraves que impedem tal diversificação e a adoção de políticas públicas que visem ao aprimoramento da mobilidade urbana no Brasil.

Além disso, com o aumento da população e o alto poder aquisitivo os mesmo optam por transportes particulares, acarretando em mais congestionamentos e mais poluição, uma vez que quanto mais veículos se locomovendo mais dióxido de carbono é emitido na atmosfera.

Por outro lado, a carência de políticas públicas que tenham como propósito analisar as potencialidades do país no que tange à efetivação de projetos que utilizam frequentemente a intermodalidade e a multimodalidade, inviabilizam a resolução do problema. Além disso, os investimentos irrisórios no setor de transportes públicos, cada vez menos seguros e ineficientes, também constituem outro impasse.

Portanto, de forma a combater esse problema, faz-se necessário que o governo invista em políticas públicas que tenham como meta a melhoria na infraestrutura dos transportes públicos e na construção de mais ciclovias, a fim de estimular a população a utilizar um transporte alternativo e sustentável. Ademais, é essencial que a prefeitura das cidades, em parceria com profissionais capacitados, analisem melhores formas de adequar projetos intermodais às peculiaridades de cada localidade e reforcem a cobrança de pedágios. Só assim, será possível viabilizar a existência de uma mobilidade mais eficiente nas cidades brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com