TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto E Discurso

Monografias: Texto E Discurso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

Texto (verbal) é a unidade lingüística concreta percebida pela audição (na fala) e visão (na escrita) que tem unidade, sentido e intencionalidade.

Contexto discursivo são os fatores que formam a situação na qual é produzido o texto.

Discurso é a atividade comunicativa - constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade) capaz de gerar sentido, desenvolvida entre interlocutores.

O texto é uma manifestação linguística produzida em uma situação concreta (contexto), com um determinado propósito (intenção) que culminará num discurso.

Texto e discurso não devem ser encarados como iguais. Para Marcuschi, o texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum Gênero Textual (p. 24). Já discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos (p. 24).

Travaglia considera o discurso como a própria atividade comunicativa, a própria atividade produtora de sentidos para a interação comunicativa, regulada por uma exterioridade sócio-histórica-ideológica (p. 03). Texto é o resultado dessa atividade comunicativa. O texto, para ele, é visto como “uma unidade lingüística concreta que é tomada pelos usuários da língua em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente de sua extensão” (p. 03).

Travaglia afirma que distingue texto de discurso levando em conta que sua preocupação é com a tipologia de textos, e não de discursos. Marcuschi afirma que a definição que traz de texto e discurso é muito mais operacional do que formal.

Para Adam, discurso é o ‘objeto do dizer’ e texto é o ‘objeto da figura’, ou seja:

Discurso = texto + condições de produção

Texto = discurso – condições de produção

Contexto é fonte de sentido (condições de produção)

Orlandi (2005, p. 21) acredita que “as relações de linguagem são relações de sujeitos e de sentidos e seu efeitos são múltiplos e variados”, por isso para ela “discurso é efeito de sentidos entre locutores.”

Para Orlandi (2005, p. 17) todo discurso é dotado de intenção e ideologia, ou seja, há uma relação íntima entre língua-discurso-ideologia, o que leva a ideia de que “não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com