TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto reflexivo sobre a população em situação de rua

Por:   •  12/10/2021  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Aumento do número de moradores de rua devido a pandemia em 2020

Em tempos de pandemia, sabe-se que todos os âmbitos foram atingidos. A crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19 causou um aumento da população de pessoas em situação de rua. Pode-se abordar não só o contexto atual, mas propor uma reflexão sobre os problemas estruturais da sociedade como desigualdades sociais e falhas na democratização do acesso à educação. Infelizmente grande parcela da população tem sido afetada.[pic 1]

O tema envolve a negação às pessoas em situação de rua a garantia de direitos básicos, tais como moradia e saneamento básico, por exemplo.

 

Texto: População em situação de rua

Os obstáculos no acesso à alimentação, higiene e direitos são apenas algumas dificuldades que a população em situação de rua enfrenta diariamente e a torna ainda mais vulnerável. Esse grupo, invisibilizado há tantos anos e tão heterogêneo, aumentou durante a pandemia. A afirmação foi feita por especialistas e representantes de movimentos sociais durante audiência pública da Câmara dos Deputados.

De acordo com a representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Tatiana Dias, a estimativa entre fevereiro e março do ano passado, momento de eclosão da pandemia, era de 221 mil pessoas em situação de rua. Tudo indica que o número aumentou. Contudo políticas públicas devem ser aprimoradas para que a população em situação de rua possa ser atendida o quanto antes.

Governantes e autoridades têm elaborado medidas com a finalidade de oportunizar dignidade para as pessoas em situação de rua, o que tem sido de extrema importância diante do contexto atual. Afinal todos nós estamos em situação e vulnerabilidade diante do caos instalado mundialmente devido a pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (518.9 Kb)   docx (526.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com