TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Textos E Generos Textuais

Ensaios: Textos E Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

CURSO : Técnico em Secretaria Escolar

DISCIPLINA : Português Instrumental

PROFESSORA - Marcides Janes Chaves Ferraz

ALUNO : Danielle Cristine Fernandes Ribeiro

Podemos dizer que as diferenças entre gêneros textuais e texto existem e são bem importantes.

Contém elementos distintos relacionados de cada um a seguir:

Texto:

Os textos são caracterizados por propriedades lingüísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc.

São eles: narração, argumentação, descrição, injunção/prescritivo e dissertativo.

Gêneros textuais:

Possuem função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural.

Possuem um conjunto limitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função.

São infinitos os exemplos de gêneros.

Podemos entender que texto é a decodificação de signos linguísticos interpretados de acordo com o nível de conhecimento de cada indivíduo. O texto é a forma de expressão das idéias, dos pensamentos seguindo padrões e normas de uma língua. Deve seguir uma estrutura, uma forma linguística (regras), um padrão de norma culta (escrita ou falada).

O texto deve seguir uma coesão, uma seqüência lógica, uma ligação entre as palavras tornando claro e objetivo o seu conteúdo. É necessário coerência para compreensão, interpretação e entendimento das palavras. O texto é uma mensagem, é uma informação é um ato de reflexão.

O tipo textual é a forma ou estrutura das seqüências lingüísticas encontradas em cada texto.

Agora os vejamos mais detalhadamente começando pelo:

Classificação dos textos:

Texto narrativo: o texto pode ser uma narrativa. As narrativas são umas seqüências de acontecimentos, reais ou imaginários. Podemos narrar fatos que marcaram a nossa infância ou qualquer acontecimento que queremos registrar por meio da escrita – texto.

Existem três tipos de foco narrativo:

-Narrador-personagem: é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa.

-Narrador-odservador: é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece e transmite ao leitor, a história e contada em 3ª pessoa.

-Narrador-onisciente: é o que sabe tudo sobre o enredo e as personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos íntimos. Narra em 3ª pessoa e sua voz, muitas vezes, aparece misturada com personagens (discurso indireto livre).

O texto narrativo costuma a apresentar a esta estrutura:

Apresentação: é a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstancias da história, como o momento e o lugar onde a ação se desenvolverá.

Complicação: é a parte do texto em que se inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.

Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável.

Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Um fragmento de exemplo texto de narrativa:

O coveiro

Millôr Fernandes

“Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas de repente, na distração do oficio que amava, percebeu que cavava demais. Tentou sair da cova e não conseguiu.

Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém....”

Texto descritivo: como menciona o nome, é um texto que descreve. É o contar minuciosamente sobre um objeto, pessoa, animal ou assunto. Encontramos o uso predominante do adjetivo. O texto descritivo pode ser denotativo ou conotativo. No sentido denotativo usamos a linguagem clara e objetiva. Já no sentido conotativo usamos várias figuras de linguagem dando sentido figurado e até mesmo pejorativo.

Na descrição o ser e o ambiente são importanrtes. Assim o, substantivo e o adjetivo devem ser explorados para traduzirem com ênfase uma impressão.

A descrição posde ser objetiva, dando destaque para os elementos característicos daquilo que se descreve e subjetiva, quando as impressões, sensações e emoções do autor também são apresentadas interferindo, modificando as características daquilo que esta sendo apresentado.

Um fragmento de exemplo de texto descritivo:

Motivo

Cecília Meireles

"Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

— não sei, não sei. Não sei se fico......”

Texto argumentativo:

É o texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela.

Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.

TESE, ou proposição, é a idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com