TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Crítica Social

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO ESTADUAL PAULA SOARES[pic 1]

ENSINO MÉDIO – SEMINÁRIO INTEGRADO

ÁGATHA LAÍS DA SILVA CRUZ

GABRIELLI SANTOS DE OLIVEIRA

CRÍTICA SOCIAL

Professora: Denise Crispim Moreira

Porto Alegre, Dezembro de 2016

COLÉGIO ESTADUAL PAULA SOARES[pic 2]

ENSINO MÉDIO – SEMINÁRIO INTEGRADO

ÁGATHA LAÍS DA SILVA CRUZ

GABRIELLI SANTOS DE OLIVEIRA

CRÍTICA SOCIAL

Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Seminário Integrado como requisito parcial para a aprovação no Ensino Médio, sob a orientação da professora Denise Crispim.

Professora: Denise Crispim Moreira

Porto Alegre, Dezembro de 2016

RESUMO[pic 3]

O presente trabalho pretende mostrar críticas a sociedade através da música. Essa crítica foi expressa através de uma música no contexto da ditadura militar, ele faz uso das palavras de Jesus quando na cruz, para comparar seu sofrimento durante o regime da ditadura militar. Entende-se que as armas seriam suas letras, sempre criticando o governo e convidando o povo a se rebelar contra o autoritarismo. Vale lembrar também, que a palavra cálice tem o mesmo fonema que o verbo: cale-se. Chico Buarque cria assim um jogo de palavras. Seria também uma forma de desprezo: como beber dessa bebida amarga. O “cálice” é um objeto que contém algo em seu interior. Na Bíblia esse conteúdo é o sangue de Cristo, na música é o sangue derramado pelas vítimas da repressão e torturas. O regime militar propagandeava que o país vivia um “milagre econômico” e todos eram obrigados a aceitar essa realidade como uma verdade absoluta.

Palavras-chave: Crítica. Música. Sociedade.


SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

1        INTRODUÇÃO        4

2        TEMA E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA        5

3        HIPÓTESE        6

4        OBJETIVOS        7

4.1        OBJETIVO GERAL        7

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

5        JUSTIFICATIVA        8

6        CRÍTICA SOCIAL        9

6.1        DITADURA MILITAR        9

6.2ANÁLISE DA MÚSICA         CÁLICE        10

7        METODOLOGIA DE PESQUISA        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

A ditadura militar sucedeu-se de 1964 a 1985, foi uma época muito marcada precipuamente pela tortura, repressão e censura. Dando início no dia 31 de março de 1964, ao golpe militar, com a ausência do então presidente da república, João Goulart. A princípio,o regime militar foi estabelecido com um caráter provisório, para conter o avanço do comunismo e da corrupção. Porém, se tornou um governo de mais de duas décadas, marcadas pela sucessão de militares nopoder.

Dessa censura aos meios de comunicação resultaram diversas músicas, em relação à crítica à sociedade, em muitas vezes com um duplo sentido em suas palavras. Fundamentado a isso, foi escolhido uma música de Chico Buarque, nomeada Cálice.

Francisco Buarque, conhecido como Chico Buarque, nasceu no dia 19 de junho de 1944, na cidade de Rio de Janeiro. Ele se destacou como músico, escritor e dramaturgo. Durante o regime militar teve diversas músicas censuradas e foi intimado e emigrado para a Itália em 1969. Suas músicas faziam críticas a respeito das censuras, regra sociais e culturais à época.

2 TEMA E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Esta pesquisa enquadra-se no seguinte tema: a arte como crítica social. O trabalho será realizado a partir da análise da música Cálice, de Chico Buarque. na sequencia, com a execução de um projeto fazendo o uso da crítica social. A peça teatral projetada será utilizada na apresentação do projeto no final do 3º trimestre.

Dentro desse tema, delimitamos este problema: como mostrar a crítica social através da música?

3 HIPÓTESE

 Para produzir mudas preservando o meio ambiente é preciso ter conhecimento do processo de cultivação. Por exemplo, uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Ajudando assim, contra enchentes. Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matéria orgânica.

 Para trabalhar como mudas fazendo uso da horticultura é necessário conhecer as técnicas, para que as mudas possam se desenvolver adequadamente.

 Ao produzir mudas de horticultura ocorre um aumento significativo do mercado consumidor de alimentos orgânicos, além de melhorar as condições no meio ambiente.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Fazer críticas através da arte.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Destacar a importância dessa música, em uma época tão censurada;
  2. Realizar um trabalho de produção de críticas utilizando a arte;
  3. Fomentar novas pesquisas sobre críticas sociais.

5 JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como objetivo relatar críticas sociais através da música de Chico Buarque, Cálice.Mencionando um pouco sobre a ditadura militar, que ocorreu inúmeras repressões em questão a opiniões expressas. A música Cálice foi escolhida por conter diversas mensagens subliminares, refletindo essa rejeição ao que ocorreu naquela época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com