TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Libras

Dissertações: Trabalho De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA UNIDERP INTERATIVA

POLO SIDROLÂNDIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Camila Caetano Xavier – RA 429981

Delaine Pereira de Barros – RA 445510

Paula Ap. Rocha Rodrigues – RA 427691

Rúbia Dias de Albuquerque – RA 427284

Thelma Piperni – RA 427283

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRÁTICA DOCENTE

PROFa. Ma. Kate M. Oliveira Kumada

Sidrolândia – MS

NOVEMBRO/2013

A TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEU ASPECTO MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL.

Um dos bens mais importantes que temos é a audição, por onde entramos em contato com tudo que está em nossa volta. Segundo a organização Mundial de Saúde o índice de surdez é de 10% da população mundial, no Brasil a informação é de que 1,5 milhões de homens e mulheres possuam deficiência auditiva.

TEMÁTICA DA SURDEZ NO SEU ASPECTO MÉDICO.

A deficiência auditiva com a concepção clínica patológica concebe a cura através de recursos como o: tratamento precoce de aplicação sonoro individual, interversões cirúrgicas como implante coclear. Há vários fatores para as causas da perda auditivas, como geneticamente, de pai pra filho, ruídos intensos maior de 8°decibéis, infecções bacterianas e virais Meningite, Rubéola e caxumba.

É classificada a deficiência auditiva em três fatores:

•Perda auditiva leve

•Perda auditiva moderada

•Perda auditiva profunda

TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEU ASPECTO CULTURAL.

A cultura surda tem muitas implicações no setor da educação é relevante lembrar que a cultura da sociedade é muito importante no método de aprendizado e conhecimento. É interessante ressaltar que se uma criança surda puder aprender a língua de sinais da comunidade surda na qual será inserida, será mais fácil de aprender a língua Oral Auditiva da comunidade ouvinte. Para ser multicultural deve ter a possibilidade de conhecer os dois mundos: Surdo e ouvinte.

A cultura não é apenas um complexo de padrões concretos de comportamento, costumes, usos e tradições é também uma serie de mecanismo de controle.

TEMÁTICA DA SURDEZ EM ASPECTO SOCIAL.

A parte social é um tanto precária em relação a essa deficiência, infelizmente a sociedade não está dando tanta importância para que os surdos possam ter acesso à cultura e outros benefícios. São definidos como incapazes e deficientes, por causa da inquisição de linguagem que os surdos têm no seu desenvolvimento.

Através da lei 10.436/2002 o Brasil reconheceu LIBRAS como língua das comunidades surda brasileira, em que no seu artigo 4º, atribuiu os seguintes estatutos:

Os Municípios e o Distrito Federal devem garantir a inclusão de formação de Educação Especial, sistema educacional Federal e sistema educacionais estaduais, nos níveis médio e superior, do ensino de Língua Brasileira de Sinais: Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estas leis contribuíram para a inclusão dos surdos e deficientes auditivos na sociedade tendo os mesmos direitos que todo s os brasileiros precisam ter.

TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEUS ASPECTOS

A perda da audição é silenciosa e muitas vezes passam despercebidas pela família, os pais demoram de reconhecer os sintomas e isso acaba prejudicando o processo de aprendizagem da criança.

Entre outros aspectos que podem causar vários danos ao surdo cabe à família ter mais atenção e os professores se manter, mais atenciosos aos alunos com esse tipo de deficiência para ser corrigido enquanto há tempo.

No Brasil os surdos desenvolveram a Libra com a língua fluente, portanto elas não são universais todos os países ou comunidades surdas possui sua própria língua de sinais. Em Portugal, por exemplo, existe a LGP. Na Angola os surdos desenvolvem a língua gestrial Angolana LGA ou língua Angolana de Sinais (LAS). E outros por viverem isolados têm muita dificuldade de se comunicar, por esse motivo se comunicam com gestos mímicos.

A escola tem a função de possibilitar ao aluno a adequação ao conhecimento com os conceitos do censo comum aprendidos no cotidiano e é ai que a escola organiza os ensinamentos modificando-os e se conciliam a partir do censo comum.

A linguagem é responsável pela interação do homem com o mundo, pois permite ao ser humano planejar suas ações e estruturar seus pensamentos, comunicar-se é registrar o que acontece.

PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS.

A inclusão dos alunos surdos é desafiadora e um pouco instigante. Instigante por possuírem um universo diferente e isso requer uma atenção específica, levando em consideração sua particularidade linguística e cultural. Desafiadora porque para quem ouve e para o professor ouvinte é como dar aula sobre uma língua que quase nada se conhece. E é onde há necessidade de adequações como presença de intérpretes, recursos visuais e táteis e uma sintonia do professor regente com o intérprete. Conta com uma supervisão pedagógica presente, e a valorização das LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) a língua natural dos surdos. Na educação dos surdos devem-se relevar as suas dificuldades e necessidades, a primeira língua a ser usada com certeza é a de sinais, pois possibilitam a comunicação inicial uma vez que eles têm certo bloqueio para aquisição natural da linguagem oral.

A escola tem como principal função possibilitar ao aluno adequar-se ao conhecimento ensino aprendizagem. A relação entre homem e mundo acontece mediada pela linguagem, pois nos permite planejar nossas ações, estruturar nossos pensamentos registrar o que acontece e comunicar-se, a língua é considerada fator indispensável ao desenvolvimento dos processos mentais.

PROPOSTA DE ATIVIDADES DIRECIONADAS AO ENSINO APRENDIZAGEM DE SURDOS.

Seria muito importante se todas as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com