TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Mariana - MG

Por:   •  5/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

“Eu sou Mariana. Eu sou Minas. Eu sou Brasil. E o que perdemos com o desastre da San Marco”.

Aluno: Gustavo Pimenta de Almeida

Matéria: Sociologia

Professor: Norlan

Ano/Série: 2°”M”


“Eu sou Mariana. Eu sou Minas. Eu sou Brasil. E o que perdemos com o desastre da San Marco”.

Tudo começou com o dinheiro acima de tudo e todos, acima de governo, famílias, funcionários etc. O desastre ambiental de Mariana afeta direta ou indiretamente toda a região envolta do distrito de Bento Rodrigues.

Além de extinguir a vida de milhões de peixes, anfíbios e mamíferos, todos subsistindo graças ao rio, a Samarco conseguiu também acabar com o ganha pão de milhares de pessoas que viviam no entorno da desgraça. Somente para comparação, a lama originada na Barragem do Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, chegou até o litoral do Espírito Santo. O rastro da destruição ultrapassa os 100 KM..

As três vítima envolvidas economicamente vão dos funcionários da empresa San Marco, à todas as famílias que dependiam do sustento direto do Rio Doce, que sempre dependeram do extrativismo, não só os pescadores que sustentavam suas famílias por meio do comércio de peixes, mas extratores de areia do leito do rio, e, mineradores amadores. O turismo em Mariana também foi afetado, a maioria dos hotéis contam com dezenas de leitos vazios e sem reservas alguma para datas de férias e feriados. Mariana que contava com o turismo e a mineração para se manter erguida hoje se encontra numa situação complicada por conta das baixas do turismo e da perda com a mineração, assim como a cidade de São João da Barra que entrou em crise após a falência do império de Eike Batista, Mariana encontra-se numa situação de alerta. Comerciantes e pequenos empresários que floresceram na cidade precisaram demitir vários funcionários para conseguir manter as portas abertas.
Chamado de louco por muitos por “defender a continuação da mineração” o prefeito de Mariana deixou claro a dimensão da dependência das pessoas em relação a companhia da Vale. 1800 brasileiros comiam diretamente o dinheiro da SanMarco, e outras 2000 comiam indiretamente com turismo, comércio e prestação de serviços, agora com a mineração parada na região, a empresa parou a contribuição com o chamado CFEM (Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos) somente a cidade de Mariana recebia mensalmente R$ 3,2 milhões da Samarco.

Envolta da região de Mariana, a consequência foi geral, como pode ser visto em cidades do Espirito Santo e de outras de Minas Gerais, a lamaceira conseguiu chegar ao litoral e com isso vemos um desastre ambiental por pelo menos 20 anos.

A inconsequência e o pouco caso da San Marco não afeta somente todos os citados no texto, mas também a economia brasileira, em um ambiente altamente globalizado, as consequências e efeitos são todos interligados, e a irresponsabilidade de uns custa muito caro a milhões de outros. E com isso vemos o seguimento de todos os escândalos públicos do Brasil, o governo finge que investiga e resolve, e a empresa finge que faz alguma coisa.


Bibliografia  

Texto “Acidentes em Mariana (MG) e seus impactos ambientais” acessado em 06/05/2016 - http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm

Texto “Mariana: fatalidade ou negligência?” acessado em 06/05/2016 - http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/mariana-fatalidade-ou-negligencia.jhtm

Texto “Seis meses após desastre em Mariana,  moradores vivem em meio à devastação” acessado em 06/05/2016 - http://www.expressodeminas.com.br/minas/esquecimento-e-devastacao-tragedia-de-mariana-completa-6-meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com