TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnologia de Recursos humanos

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.598 Palavras (19 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 19

Curso de Tecnologia em Recursos Humanos[pic 1]

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo traçar um planejamento para realização de recrutamento de pessoal, pesquisa salarial, análise de legislação trabalhista e plano de auditoria para a empresa VOXMAX. Neste sentido, passo a tecer considerações no presente estudo, como sendo Supervisor de Recursos Humanos desta empresa.

        A VOXMAX é empresa atuante no ramo de som e alto falantes nas suas mais diversas especificações. Sua sede localiza-se na cidade de Londrina-PR. Em virtude do aumento da demanda, se faz necessária a criação de uma filial. O local escolhido para tal foi a cidade de São Paulo-SP. Assim, a empresa poderá expandir sua produção de alto-falantes e caixas acústicas.

        Como Supervisor de Recursos Humanos da VOXMAX, com experiência de 10 anos no mercado, venho apresentar meus prospectos e considerações acerca do solicitado pela empresa.

1ª ETAPA: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A empresa VOXMAX pretende abrir filial de sua indústria na cidade de São Paulo-SP. Para o seu sucesso é primordial que haja um quadro de funcionários bem construído, de forma a atender a todas as suas necessidades.

Importante frisar que é por intermédio do recrutamento e seleção que os funcionários adentram à empresa. É importante, também, para que os funcionários sejam alocados em vagas condizentes com suas aptidões. No caso de aptidão e vaga serem incompatíveis, a empresa pode ter seu resultado afetado de forma significativa.

Neste sentido, é importante destacar-se que “recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”[1]. (CHIAVENATO, 1999, p. 92).

Sobre os seus procedimentos, há de ter-se que “o recrutamento consiste-a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização [...]”[2]. (CHIAVENATO, 1991 p. 54).

        No presente estudo, não houve referência quanto à missão e visão da empresa VOXMAX. Assim, não se pode concluir se a seleção mais adequada seria a interna ou externa[3].

        O que se objetiva com um planejamento de recrutamento e seleção é a elevação da quantia de candidatos, bem como a proporção de sua admissão. Busca-se, também, diminuir o tempo de realização do recrutamento, reduzindo custos operacionais frente a adoção de técnicas objetivas.

        Neste caso, optou-se por um recrutamento misto, ou seja, realizado recrutamento interno na VOXMAX de Londrina-PR, complementando-se com recrutamento externo na cidade de São Paulo-SP. Os profissionais de Londrina já estarão engajados na empresa e poderão passar para os novos funcionários o seu espírito empreendedor.

        Diferentemente do recrutamento, a “é a obtenção e uso da informação e a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego”[4]. (MILKOVICH, 1994, p. 333).

        Assim, a partir do estudo das viabilidades do mercado em São Paulo-SP, bem como, tendo por base as competências dos funcionários de Londrina-PR, procedeu-se ao estudo das aptidões dos candidatos. Àqueles candidatos de São Paulo-SP, que não possuem histórico na empresa, foi marcada entrevista, como forma de averiguar sua postura laboral.

        Por ocasião da entrevista (GIL, 1994, p. 61)[5], alguns pontos foram adotados como norte: a avaliação preferencial das realizações do candidato, em detrimento de suas credenciais; não considerar qualquer distinção de raça, idade e religião (bem como qualquer outra discriminatória); a superqualificação do candidato pode desmotivá-lo com o tempo. Os candidatos melhores colocados não serão dispensados de pleno, posto que, apesar do processo seletivo, é necessário um tempo de adaptação à empresa.

        Após, analisou-se a competência de cada candidato e sua correspondência à vaga pretendida, alcançando-se os resultados pretendidos.

2ª ETAPA: REALIZAÇÃO DE PESQUISA SALARIAL

        A empresa VOXMAX, por intermédio deste estudo, demonstra estar preocupada com a valorização de seu pessoal. Este fator está diretamente ligado ao salário. Assim, uma estrutura de salários, bem como a contemplação de um sistema de carreiras com faixas salariais administráveis, é excelente para propor o crescimento interno.

        Para tal, algumas ferramentas são necessárias no auxílio da gestão econômica da organização. Neste sentido é o entendimento de HIPÓLITO (2001, p. 108)[6]:

Para a criação das faixas salariais pode ser observada, exclusivamente, a distribuição salarial hoje existente na organização ou buscar informações adicionais no mercado, por meio de pesquisa salarial. (HIPÓLITO 2001, p. 108).

Desta forma, a pesquisa salarial é realizada com base em faixas salariais separadas por classes de cargos (gerencial, auxiliar, dentre outros). Para fixar esta faixa, a pesquisa é importante, posto que além do momento mercadológico, outros fatores como o local de trabalho, devem ser considerados.

Destaca-se o entendimento de CARVALHO e NASCIMENTO (1997, p. 56)[7] que frisam ser a pesquisa salarial o “levantamento de dados do mercado, referente aos cargos da empresa, e tratamento estatístico que permita ação consistente por parte da empresa pesquisadora. A pesquisa salarial tem que produzir um resultado que contemple o cargo e o salário”.

Sob a mesma ótica é o ensinamento de ZIMPECK (1992, p. 242)[8] quando assevera que

a Pesquisa de Salários basicamente tem por objetivo obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis que prevalecem na comunidade. Constitui, portanto, excelente instrumento para a determinação de uma estratégia e uma “política” salarial.

        Assim, com o intuito de criar uma filial da empresa VOXMAX é necessário um estudo do mercado suas previsões salariais. É com base nestas informações que se pode formar um banco de dados capaz de embasar um futuro plano de carreira na empresa.

        Para a realização da pesquisa é necessária a observação de alguns critérios, como a definição clara de cargos e sua delimitação, a escolha da metodologia adotada, o cruzamento de informações, bem como sua análise. Desta forma, pode-se chegar a uma sinergia entre os recursos da VOXMAX e suas obrigações laborais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com