TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM LOUCO COM PODER

Por:   •  12/5/2021  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

UM LOUCO COM PODER

Azylo Muito louco. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Produção: Difilm. Brasil. Riofilme, 1970, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z9MucgI_st0. Acesso em 16 de abril de 2021.

O filme Azylo Muito Louco é uma obra baseada no livro o Alienista de Machado de Assis, conta a história de Dr. Simão Bacamarte (o alienista), um padre/médico renomado que tratava de doenças psicológicas, volta na cidade de Itaguaí com a ideia de um estudo sobre loucura, nessa cidade Dr. Bacamarte conhece Evarista sua esposa, ele se casa não por amor, mas por Evarista apresentar bons traços genéticos então Simão acreditava que ela lhe daria ótimos filhos saudáveis.

Sua primeira iniciativa é criar um asilo para os doentes mentais da região com intuito de desenvolver a descobrir a cura da loucura. A casa verde, como foi nomeada, inicialmente passou a ser o lar daqueles classificados como loucos pela sociedade ali vivente, no entanto, como Bacamarte dizia: ‘’a razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades mentais, fora isso é loucura’’, com passar do tempo sua definição de loucura cresce à medida que ele se familiariza com o povo da cidade passando a considerar um mínimo grau de desequilíbrio como loucura, Simão encaminha todos que considera loucos a casa verde, que passaria a ser o local de seus estudos.

Por fim a cidade se encontrava com ¾ de seus habitantes internados, com isso iniciasse uma revolta na cidade porem não efetiva, e logo os revoltados começaram a ser internados também, aqui é notório uma certa opressão por parte do alienista que passa a tratar pessoas que não seguem sua linha de raciocínio e não concordam com seus ideais estabelecidos sobre loucura são forçados a serem internados, utilizando-se de seu alto nível de poder. O alienista percebe que se quase todas as pessoas internadas ali são parecidas na forma de pensar e agir, e ele era o único fora do padrão, não seria ele o único louco? Chegando nessa conclusão, Simão pede para que libertem todos do asilo e decide de livre e espontânea vontade se trancar na casa verde até que ficasse ‘’curado’’.

No filme é possível notar um tom de crítica social, não muito diferente do que ocorre nas relações entre classes sociais( onde ele era favorecido por sua classe social sendo respeitado e ouvido), esse enredo pode ser aplicado em diferentes aspectos do dia-a-dia, seja no meio político (com uso abusivo de poder, oprimindo aqueles que eram contra seus planos), individual (quando achamos que apenas nós estamos corretos e não buscamos dialogar pra repensar nossos ideais), nas relações amorosas( Bacamarte não ligava para sua mulher e mantinha o foco em seu estudos sendo egoísta pensando apenas nele), nas questões financeiras de poder etc.. . O decorrer do filme prende o telespectador de forma que nos faz pensar que o alienista está passando dos limites e que com certeza algo dará errado, ao mesmo tempo que nos faz repensar sobre o que realmente é o ideal de loucura. Por fim um ótimo filme e uma ótima experiencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com