TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Por:   •  5/1/2019  •  Artigo  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 9

ALESSANDRO CARDOSO DE OLIVEIRA

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

ANAJÁS-PA – JUNHO DE 2018


ALESSANDRO CARDOSO DE OLIVEIRA

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Artigo científico apresentado ao Curso de PÓS-GRADUAÇÃO, como requisito parcial para obtenção do certificado de TÍTULAÇÃO ESPECIALISTA em METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA.

Prof. Orientador: Especialista Adival José Reinert Junior

ANAJÁS-PA

JUNHO DE 2018

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

AUTOR: ALESSANDRO CARDOSO DE OLIVEIRA

ORIENTADOR: PROF. ESPECIALISTA ADIVAL JOSÉ REINERT JUNIOR

RESUMO

Este texto apresenta uma contextualização sobre como o uso de recursos tecnológicos, podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem. Não há dúvida de que os recursos computacionais, como os aplicativos dinâmicos de matemática (como por exemplo, o Software GeoGebra), permite-nos compreender de forma clara e objetiva uma série de conteúdos (dentre eles: geometrias plana, analítica e espacial; superfícies quádricas; seções cônicas; gráficos de funções polinomiais) dessa ciência, que em muitas das vezes, suas abordagens apenas em livros didáticos, ou na lousa, não nos oferecem êxito para uma melhor compreensão. No entanto, estudos relatam que a aplicação do software GeoGebra, possibilita-nos trabalhar em todos os níveis do ensino da matemática.

PALAVRAS-CHAVE: Recursos Tecnológicos, Software GeoGebra.


1 INTRODUÇÃO

Em GeoGebra-Aplicações ao Ensino da Matemática, RIBEIRO, TRICHES, FREITAS CRUZ e PEREIRA (2009, p. 8) esclarecem com propriedade a dimensão do uso de recursos tecnológicos na educação ao afirmar que “vários conteúdos matemáticos que estão presentes nos PCN’S terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, podem ser abordados de forma dinâmica em sala de aula com a utilização do GeoGebra.”

O GeoGebra é um software de matemática dinâmico e gratuito, e por isso mesmo poder vir a ser um importante aliado dos professores como recurso metodológico para todos os níveis de ensino. O mesmo combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatísticas e cálculos em um único sistema.

Devemos ressaltar que, as tecnologias são tão antigas quanto qualquer outra ciência, as mesmas surgiram da necessidade do homem. É notório observar, que os recursos tecnológicos vêm adquirindo cada vez mais importância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida e significativa.

Nesse sentido, a educação vem passando por constantes mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.

2 RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nos últimos anos, podemos perceber que os recursos tecnológicos se fazem cada vês mais presente no ambiente educacional. Com isso, "o uso de ferramentas computacionais pode tornar o estudo de conteúdos matemáticos bem mais produtivo e interessante, de forma a proporcionar verdadeiras e significativas aprendizagens matemáticas, garantindo o sucesso da integração da tecnologia e educação matemática". (MOTA, 2010).

Diante deste quadro é possível observar a importância dos recursos tecnológicos no contexto atual da educação, tendo em vista que não estamos mais sob o paradigma tradicional, mas sob um paradigma educacional emergente, onde o sujeito do processo é o aluno, onde o professor não deve se prender ao conteúdo, mas deve criar e provocar desequilíbrios em seus alunos, por meio de situações problemas desafiadoras e superáveis a fim de provocar a construção do conhecimento e aprendizagem. (SOUSA; CARVALHO; MARQUES, 2012).

De acordo com CANDIDO (2013, p. 51).

Vivemos em uma sociedade que almeja mudanças e sente que a escola é a principal agente transformadora do intelecto-social do cidadão. Escola essa que deve assumir a responsabilidade pelo papel de formar pessoas com conhecimento intelectual, capacidade de interpretar tabelas, gráficos e concatenada a um razoável senso crítico. As tecnologias, em suas várias formas e uso, constitui a inovação do mundo moderno, pela grande velocidade e quantidade de transmissão de informações.

A pesquisa qualitativa não se preocupa somente com a parte numérica de determinado assunto, mas também com a parte científica. Dessa forma, a presente pesquisa foi de cunho bibliográfico qualitativo, na qual buscamos uma quantidade expressiva de materiais que abordaram sobre o tema proposto.

De acordo com os procedimentos técnicos da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica que para Gil (2006, p. 44).

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas.

        

Com base nas observações feitas, podemos dizer que os recursos tecnológicos já são uma realidade e precisam ser utilizados no processo de ensino aprendizagem, visto que não se aprende hoje como no passado. Precisamos pensar em atividades educativas pelas quais despertemos  nos alunos o interesse pelo conhecimento, fazendo com que os mesmos tornem-se indivíduos pensantes, questionadores e autônomos.

Fazer uma interação entre a Matemática e a Informática torna mais compreensível os conceitos matemáticos, onde o aluno poderá visualizar e compreender as definições da Geometria Analítica, especificamente, as cônicas. E com este recurso, o professor pode aprofundar o conhecimento no conteúdo, pois a aprendizagem será mais prazerosa, e com um componente importante, que é o lúdico. Assim, o professor poderá dar um maior dinamismo às suas aulas. (CANDIDO, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com