TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSÃO

Projeto de pesquisa: UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSÃO:

EVOLUÇÃO DAS UNIVERSIDADES

Tubarão,

2014

Bryan Freitas

Camila Alberton

Cindy Cardoso

Luciano Rosa

Rubia Niehues.

UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSÃO:

EVOLUÇÃO DAS UNIVERSIDADES

Trabalho apresentado à Unidade de Aprendizagem Universidade e Ciência, do Primeiro Semestre do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Prof. Vilson Leonel, MSc

Tubarão,

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSÃO 4

2.1 A UNIVERSIDADE MEDIEVAL 4

2.2 A UNIVERSIDADE DE BERLIN (HUMBOLDT) 4

2.3 AS PRIMEIRAS ESCOLAS SUPERIORES NO BRASIL 5

2.4 A UNIVERSIDADE NO BRASIL NO SÉCULO XX (ATÉ A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968) 5

2.5 A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968 5

2.6 A UNIVERSIDADE NO BRASIL E A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A LDB

9394/96 6

2.7 A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E OS GOVERNOS FHC, LULA E DILMA: EXPANSÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA ...........................................................6

2.8 A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO 6

2.9 O CURSO DE DIREITO, A UNISUL E O MODELO CATARINENSE DE UNIVERSIDADE 6

2.10 DESAFIOS DA UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir relataremos alguns fatos nos quais marcaram a história das universidades desde a Idade Média, onde a Igreja comandava tudo, inclusive o que podia e não podia ensinar nas universidades até então criadas. Relacionando com suas mudanças de acordo com a evolução da sociedade e novas ideias, até chegar aos dias atuais. No qual temos diferentes modelos de universidades, assim sendo: comunitárias, confessionais, particulares, públicas e filantrópicas. Podendo abranger cada vez mais, e obter significante número de alunos dentro das faculdades hoje implantadas. E também fazendo que se entenda melhor como chegamos até esse modelo, com quais meios políticos foram usados e por quem foram constituídos.

2 UNIVERSIDADE, PESQUISA E EXTENSÃO

A necessidade de se obter uma universidade vem de muito tempo atrás, desde a Idade Média, que foi o período em que surgiu. O modelo pelo qual seguiam na época era medieval, no qual era a Igreja responsável pela organização e andamento das instituições. Mas com o tempo e com as ideias iluministas esse modelo foi mudando de acordo com a evolução da sociedade e com a vinda de ideias inovadoras. A seguir poderemos entender melhor como ocorreu essa transformação até os dias de hoje.

2.1 A UNIVERSIDADE MEDIEVAL

No período em que surgiram as universidades na Idade Média, entre o final do século XI e o início do século XII, toda a educação universitária nessa fase inicial compreendia formação teológica avançada, com base na filosofia escolástica, imposta pela igreja. A universidade medieval tinha como principal característica o conservadorismo. Duas religiões dominavam nesse período, os Franciscanos e os Dominicanos. Eram totalmente eclesiásticos, criadas pelo papa e todos os professores eram membros da Igreja.

Geralmente, um aluno universitário era admitido bastante jovem, podendo ingressar nas diferentes escolas entre 12 e 15 anos de idade. Os alunos eram chamados de clérigos, ainda que não destinassem ao sacerdócio e, por conseguinte, tanto os mestres como os alunos ficavam submetidos aos tribunais eclesiásticos que administravam e tomavam as decisões na universidade, o que, era considerado um privilégio e com isso a Igreja tinha mais autonomia.

As primeiras universidades, segundo relatos, teriam aparecido nas cidades europeias de Oxford, Paris e Bolonha. Ensinavam a teologia, todas as grandes disciplinas científicas e filosóficas, gramática, dialética, música e geometria. Inicialmente, seus estudos começavam na escola de artes liberais, onde tinham contato com dois programas de disciplinas: o trivium ou “ciência das palavras” (gramática latina, retórica e dialética) e o quadrivium ou “ciência das coisas” (aritmética, geometria, astronomia e música).

No século XV mudanças são provocadas pelo Renascimento, Reforma e Contrarreforma. Com o modernismo na Europa Ocidental, as universidades medievais caíram, tendo em vista que não conseguiram acompanhar as novas necessidades culturais oriundas do rápido desenvolvimento da mentalidade individualista e da ciência moderna. Por conta disso, no século XVIII, o movimento iluminista questionou o saber medieval e o caráter canônico do ensino que começou a ruir diante das pressões capitalistas. Devido essas ideias liberais disseminadas buscou-se a integração entre o ensino e a pesquisa, surgindo assim a Universidade de Berlim, em 1810.

2.2 A UNIVERSIDADE DE BERLIN (HUMBOLDT)

O nome da universidade de Berlim provém do diplomata e filosofo Wilhelm von Humboldt que é considerado pai do sistema educacional alemão. Em 1933 foi transformada em uma instituição nazista de ensino, com isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com