TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Perspectivas Ampliação do mercado de trabalho

Por:   •  7/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Valores

Perspectivas

Ampliação do mercado de trabalho

Durante muito tempo o profissional de pedagogia era limitado, somente ao contexto escolar, mas isso foi mudando. Na sociedade Contemporânea a pedagogia esta sendo mais abrangente, sai.do um pouco do contexto educativo, e atuando em outras áreas como:

Na saúde chamada Pedagogia Hospitalar, na ala de recreação do hospital, para as crianças que necessitam de estimulação essencial, como classe hospitalar de escolarização para continuidade dos estudos e também no atendimento ambulatorial;

Em empresas atua em treinamentos e seleções de pessoas, trabalham na área de recursos humanos;

Nas ONGs que trabalham como associações sem fins lucrativos, ajudando na melhoria da qualidade da educação;

Em museus, e parques. Etc

Nisso mostra que a pedagogo pode atuar nas redes escolares e não escolares, mostrando que a pedagogia não é uma só profissão, e sim várias.

Nesse contexto que a Portaria n. 12, de janeiro de 2001, do Ministério da Educação (BRASIL, 2002), no seu artigo 2º, prevê a formação do pedagogo para atuar em várias áreas ou campos de atuação profissional, como na “docência, planejamento, organiza- ção, avaliação, gestão nos sistemas de ensino, escolas e outros 141 Desafios, perspectivas e possibilidades de atuação do profissional de pedagogia no ambiente ambulatorial Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 9 n.13 p. 139-156 jul./dez. 2012 espaços educativos, como na produção e difusão do conhecimento no campo educacional”.

Dificuldades

Desvalorização da educação

Uma grande dificuldade que o profissional da pedagogia encontra é a desvalorização do sistema educacional, o pedagogo , seja o professor, o orientador ou mesmo o próprio gestor sofrem com p descaso e o esquecimento nas redes públicas de ensino.

  A falta de investimentos na área e interesse na educação  resultam em uma péssima infraestrutura nas escolas, o espaço não é preparado para acomodar os alunos de forma agradável e estimulante, tornando o  trabalho do professor e de toda a equipe pedagógica do local muito difícil e até perigoso em alguns casos visto que a estrutura de algumas escolas oferece riscos. Outro fator que evidencia essa afirmação é a falta de materiais didáticos, lúdicos e também tecnológicos que seriam essenciais em vários processos, porém tais matérias chegam nas escolas em quantidades insuficientes, danificados ou então nem chegam, sem contar outras carências das escolas públicas que dificultam o trabalho do pedagogo.

Sabemos que o país se encontra em um momento de crise econômica, mas esses problemas são antigos e vem se arrastando ao longo dos anos, se tornando cada vez maiores. A educação não é valorizada como deveria e por sua vez os profissionais da mesma enfrentam diariamente grandes problemas que causam desanimo em muitos e tornam o trabalho do pedagogo muito complicado.

Desvalorização do profissional.

Com baixa remuneração salarial vem caindo o números dde indivíduos que buscam aa formação pedagógica, pois é uma das áreas em que o salário é mais baixo, professores enfrentam salas cheias escolas precárias e mesmo tendo a formação superior o educador é desvalorizado e mal remunerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com