TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida

Artigo: Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização:

perspectivas históricas e desafios atuais

métodos sintéticos são organizativos diferenciados que privilegiam a decoração de sinais gráficos e as correspondências fonográficas. compreende o método alfabético que se toma como unidade a letra; o método fônico, o método fônico que toma como unidade o fonema e o método silábico que toma como unidade um segmento fonológico mais facilmente pronunciável, que é a sílaba.na maneira geral a letra, o fonema ou a sílaba, é que diferencia o tratamento em torno da correspondências fonográficas.

O método alfabético ou de soletração é um dos mais antigos é usado desde a antiguidade é a decoração oral das letras do alfabeto, seu reconhecimento posterior em pequenas seqüências e numa seqüência de todo o alfabeto e,de letras isoladas.

Os silabários eram apresentados com sílabas em todas as combinações possíveis e a estratégia era cantá-las e memorizá-las, o método silábico é um aprimoramento deste conceito, uma vez que o acesso direto à sílaba e não ao fonema, pode ajudar a concretizar mais rapidamente a relação de segmentos da fala com segmentos da escrita. Embora as sílabas mais canônicas e freqüentes do português sejam aquelas formadas de consoantes e vogais, várias cartilhas brasileiras centram o trabalho inicial nas vogais e seus encontros, como uma das condições para a sistematização posterior das sílabas.

métodos, os analíticos e a partes que procuram romper radicalmente com o princípio da decifração. Buscando atuar na compreensão , estes defenderam a inteireza do fenômeno da língua e dos processos de percepção infantil. Estes métodos tomam como unidade de análise a palavra, a frase e o texto .

embora No Brasil haja menção aos métodos analíticos, desde o final do século XIX, parece vir mais tarde, na década de 30, a denominação “método global de contos ou de historietas”. Nesse método, a unidade tomada como ponto de partida é o texto. O método global de contos traz diferentes contribuições de Decroly, que segundo Braslavsky (1995) organiza um corpo de doutrina sobre o método, a partir dos seguintes princípios: - Princípio do interesse- Princípio da globalização- Percepção visual como atividade predominante- A leitura se faz por idéias e não por sinais gráficos - A leitura precisa ter um caráter natural que funciona como a aquisição o método global de contos e historietas a marcha seguida, com algumas variações, parte do reconhecimento global de um texto que é memorizado e “lido” durante um período, para o reconhecimento de sentenças, seguida do reconhecimento de expressões (porções de sentido), de palavras e, finalmente, das sílabas a linguagem falada.

Não se pode esquecer que, em geral, as possibilidades e limites de métodos de alfabetização estão ligados aos métodos de ensino que, ao serem produzidos paralelamente, dão ao ensino um ordenamento mais amplo e interferem em todos os conteúdos da instrução e formação. As relações entre as formas de organização do ensino, os paradigmas sobre o papel da escola e sobre o aprendizado vão repercutir historicamente em métodos de alfabetização: seja para reforçar alguns deles, seja para negá-los.

o método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com