TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Infantil: Algumas Palmadas Não Fazem Mal?

Por:   •  5/10/2016  •  Ensaio  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Violência Infantil: Algumas palmadas não fazem mal?

A violência contra crianças e adolescentes teve uma queda de 1,6% se comparado ao ano passado, o Disque 100 recebeu 21.021 denuncias de violação de direitos humanos de crianças e adolescente no começo do ano de 2016. O abuso infantil, ou maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte de seus pais - sejam biológicos ou adotivos - por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outros adultos próximos à criança (parentes e professores, por exemplo).

A violência não envolve apenas negligência ou imprudência, mas, também envolve agressões psicológicas como xingamentos ou palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressões de caráter físico como espancamento, queimaduras ou abuso sexual. Com o conto de Monteiro Lobato, Negrinha, expressa a violência que um criança filha de escrava sofria pelas mãos da dona da casa, Dona Inácia não gostava de crianças, a negrinha que perdera a mãe com apenas 4 anos de idade ficou na casa abandonada como um trapo velho, não tivera um nome próprio, era chama de muitos nomes por Dona Inácia “Diaba, sujeira, trapo, lixo, coisa ruim” a violência continuava com agressões físicas, o corpo da negrinha era coberto de cicatrizes e vergões, em razão de ser agredida todos os dias, pobre negrinha não sabia o que era uma palavra de carinho ou um gesto de afeto. Se pararmos para pensar hoje em dia ocorre o mesmo ate pior, que no conto de Monteiro Lobato, crianças ficam seriamente machucadas ou mesmo morrem devidos as fortes agressões físicas que sofrem.

Todos os dias assistimos ou ouvimos noticias de que crianças foram agredidas na própria residência, em creches e escolas, um lugar que foi criado para ensinar se torna um ambiente hostil para as crianças. A lei da Palmada rebatizada como Lei Menino Bernardo, em homenagem ao garoto Bernardo Boldrini que teria sido assassinado pela madrasta e por uma amiga dela, essa lei proíbe o uso dos castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante em menores de 18 anos, porém essa não passa de apenas mais uma lei, uma a mais na nossa constituição, sem duvida deveria ser seguida por todos os pais, assim como o direito de ir e vir, mas não vamos generalizar, do mesmo jeito que existem pais desrespeitoso para com seus filhos, também existem pais que são modelos de como se educar os filhos. Então, algumas palmadas não fazem mal?

[pic 1]

VIOLÊNCIA INFANTIL

RENATA FERNANDA O. ANDRADE

ADAMANTINA-SP

2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com