TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky E Piaget

Casos: Vygotsky E Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 10

Vygotsky

Vygotsky estudou durante muito tempo as funções psicológicas superiores. Ele acreditava que o ser humano teria a capacidade de se lembrar de objetos ausentes, imaginar eventos nunca vividos, planejar ações, etc.

Todas essas ações ele dava o nome de ‘’superior’’. Vygostsk classificava como ‘’superior’’ ações que pudessem ser executadas voluntariamente, onde a pessoa tivesse a capacidade de pensar, e executar a ação por conta própria.

Um dos conceitos centrais para a compreensão desse funcionamento psicológico é a Mediação.

Esse processo é compreendido através de um elemento intermediário na relação, onde a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. Segundo Vygotsky o homem teria em suas relações essa mediação, que auxiliaria na relação humana.

Instrumentos

Vygotsky acredita que o trabalho seria a base da formação da sociedade, este sendo o processo que diferenciaria o homem, como um ser que pensa e age, dos animais que agem por suas necessidades básicas.

‘’O homem é um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo natural e social’’. Esse é um pensamento Marxista no qual Vygotsk se baseava.

O instrumento é um elemento entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho. É considerado pela teoria de Vygotsk como um objeto social, mediador da relação entre o individuo e o mundo.

Porém, para Vygotsk, só o homem é capaz de produzir através do instrumento. Em algumas espécies animais, como por exemplo os chipanzés, eles também obtém um objeto para o auxilio na busca de comida, porém Vygotsk desconsiderava tal atitude pelo fato de que o animal não é capaz de produzir outros instrumentos de trabalho, bem como eles não guardam esses objetos para uso futuro, e não planejam outros trabalhos. Só o homem é capaz de desenvolver a relação com o meio, num processo histórico cultural.

Signos

Os signos são unidades portadoras de sentidos. Ele é um instrumento que auxilia o homem em tarefas que exijam memória ou atenção. Usamos os signos diariamente em nossas atividades, pois com a ajuda deles, somos capazes de armazenar e assimilar muito mais coisas em nossa memória. Os signos podem ser uma representação da realidade, como também se referir a elementos ausentes do espaço e do tempo atual.

Vygotsk e seus colaboradores realizaram diversos testes para comprovar a eficácia na utilização dos signos no dia-a-dia . Nossa memória trabalha muito melhor quando utilizamos os signos para executarmos nossas tarefas, se comparada a realização das mesmas atividades sem o uso dos signos.

Portanto na relação homem-trabalho, conseguimos ficar mais eficientes com a ajuda desse elemento. A capacidade de memória e atenção aumenta e permite um maior controle do indivíduo sobre a atividade conforme Vygotsk comprova. ‘’É fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, distinguindo o homem dos outros animais. A mediação é um processo essencial para tornar possível as atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas, pelo próprio individuo’’.

Porém Vygotsk comprova que os signos são construídos ao longo do desenvolvimento, não sendo praticados (e sendo ineficaz) em crianças em processo de desenvolvimento. É a partir dos sete ou oito anos que a criança vai adquirindo a capacidade de assimilar significados a seus signos e utiliza-los de maneira produtiva e eficaz.

Aprendizado e Desenvolvimento

A preocupação de Vygotsk com o desenvolvimento e a aprendizagem e a relação do homem com essas duas teorias, foram as grandes preocupações de Vygotsk , e foi isso que ele buscou compreender e ensinar durante toda sua vida através de suas teorias.

Ele acreditava que o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento, desde o nascimento da criança. O aprendizado permite que o desenvolvimento dos processos internos sejam despertados, com relação direta ao ambiente sócio-cultural.

E através dessa relação entre o aprendizado com o meio social, foi que Vygotsk cria um conceito chamado Zona de Desenvolvimento Proximal.

Desenvolvimento Real

Para Vygotsk, o nível de desenvolvimento real, se dá a maneira em que a criança é capaz de realizar tarefas sozinhas, sem a ajuda de outros. Nesse processo as funções psicológicas do desenvolvimento já estão bastantes definidos.

Desenvolvimento Potencial

No desenvolvimento potencial, é verificado a capacidade da criança em desempenhar tarefas com a ajuda dos outros, seja um adulto ou companheiros mais capazes.

Na teoria de Vygotsk, ele dá importância a esse tipo de desenvolvimento, porque não é qualquer criança que, mesmo com a ajuda de outros consiga realizar determinada tarefa. Essa capacidade está ligada ao nível de desenvolvimento que a criança já possui. Ele cita em exemplos que uma criança de um ano mesmo com a ajuda de um adulto, não seria capaz de realizar um determinado tipo de tarefa, por seu desenvolvimento não ter alcançado um determinado nível. Vygotsk em sua teoria atribui extrema importância a interação social no processo de construção das funções psicológicas humanas.

O papel da intervenção Pedagógica

A escola tem um importante papel para a aquisição do conhecimento e construção do individuo. Em sua teoria, Vygotsk acredita que não é possível o desenvolvimento completo do individuo sem o suporte de outros indivíduos com graus de desenvolvimentos mais elevados.

Nessa concepção de construção do saber, Vygotsk firma a teoria do desenvolvimento proximal. Para ele, não é possível a aprendizagem sem que o indivíduo já possua alguma capacidade de desenvolvimento. Não adiantaria, por exemplo, o professor tentar ensinar determinada tarefa sem que o aluno já tivesse um determinado conteúdo desenvolvido.

Cabe aos professores verificar qual é o nível de desenvolvimento das crianças, para então poder passar o conteúdo de forma que fosse absorvido e compreendido por elas. Nesse caso, o professor tem o papel de interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, para que eles possam adquirir avanços que não ocorreria espontaneamente.

O objetivo de Vygotsk, é mostrar a importância da relação homem-sociedade, e de como essa relação afeta o seu desenvolvimento. Como nas leituras passadas, é impossível pensar no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com