TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Cidadania

Artigos Científicos: Ética E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO ESCRITA: CONSIDERAÇÕES E PRÁTICAS: ATIVIDADE 1

Olá, pessoal! Tudo bem?

Como primeira atividade, propomos que elaborem um artigo de opinião acerca do tema:

ÉTICA E CIDADANIA

Segundo o filósofo grego Aristóteles, o homem é um animal político, ou seja, um ser que necessita do convívio social tal qual o ar que respira, entretanto este convívio só poderá ser harmônico se superados os conflitos de interesses dele oriundos. Por isso, as sociedades ao longo da História desenvolveram ferramentas imprescindíveis para tal intento, dentre elas estão a ética e a cidadania.

Estes dois conceitos não são estanques, desde os fundamentos até os dias atuais continuam em constante aprimoramento de acordo com a evolução das sociedades e a relação destas com seus Estados, havendo em tais conceitos variações tanto no tempo como no espaço.

A palavra ética deriva do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter”, concernindo um campo das discussões filosóficas sobre a moral. O que se pensava à época da fundação deste conceito, embora tenha bastante influência enquanto princípio, difere muito das concepções modernas.

Esta discrepância também é verificada em relação ao conceito de cidadania cuja fundamentação é oriunda do latim civitas que significa cidade, ou seja, refere-se ao conjunto de direitos e deveres que tinham os cidadãos dentro do contexto das cidades e para a convivência harmônica na sociedade este conjunto vai ficando cada vez mais robusto.

Há uma relação de influência clara entre ética e cidadania, pois a garantia desta última só existe quando a ética transpõe as fronteiras individuais para se estabelecer no coletivo, mais precisamente no seio do Estado que é o garantidor da ordem e da paz social. Entretanto, esta ligação ético-cidadã é constantemente ameaçada desde o pragmatismo maquiavélico no qual se fundam as bases do Estado Moderno até a atual carência de ética em boa parte da classe política que está no poder.

É, portanto, fundamental tal aprimoramento da ética e da cidadania como pilares da relação ideal entre uma sociedade (ciente de que as conquistas coletivas são sempre maiores e permanentes em relação as conquistas individuais) e um Estado legitimado, ou seja, cujo poder está limitado por leis justas e emanadas direta ou indiretamente do povo.

Abaixo, disponibilizamos alguns links com sugestões de textos para leitura, no entanto, podem utilizar outras fontes para embasar a discussão. (Número de linhas: 25 a 30). Seguem os links:

<http://www.significados.com.br/etica-e-cidadania/>.

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf>.

<http://www.ufpe.br/ppgfilosofia/images/pdf/pf15_artigo80001.pdf.>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com