TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

''A Origem Da Educação Escolar No Brasil: A ação Dos Jesuítas Como Parte Do Movimento Da Contra Reforma Católica.´´

Trabalho Universitário: ''A Origem Da Educação Escolar No Brasil: A ação Dos Jesuítas Como Parte Do Movimento Da Contra Reforma Católica.´´. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 01 E 02.

``A origem da educação escolar no Brasil: a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra Reforma Católica.´´

No século XVI, houve a maior crise da Igreja dando inicio a Reforma Protestante, pois as divergências além de religiosas eram também sociais e econômicas.

A Reforma Protestante criticava abusos cometidos pela Igreja Católica e também era apoiada por parte do clero que estava descontente com as restrições da Igreja Católica.

A crença protestante começou então a expandir, desencadeou-se assim forte reação por parte da Igreja Católica, para recuperar o poder, essa reação passou a ser conhecido como Contrarreforma.

A Reforma Protestante era contra a Igreja Medieval e propunha consulta ao texto bíblico, sem interferência papal, regido pela Igreja Católica, dando condições iguais de leitura e interpretação da Bíblia a todos.

A reação católica para combater a expansão do protestantismo foi a criação de ordem religiosa surgindo então a Companhia de Jesus, criada em 1534, formada pelos jesuítas.

Os jesuítas passaram então a espalhar pelo mundo, tendo como objetivo como uma rígida disciplina militar para propagar a fé missionária lutar contra infiéis e os heréticos, conquistando jovens, por ser menos intolerante que os adultos, a ação pedagógica formam diversas gerações.

Essa Contrarreforma deu origem à educação, também no Brasil, os jesuítas perceberam a importância de que os índios aprendessem ler e escrever, para que convertessem para o catolicismo.

Os jesuítas atuaram com suas ações pedagógicas por 210 anos, sendo expulso do Brasil pelo Marquês de Pombal, primeiro ministro de Portugal, em 1.773 a Companhia de Jesus foi extinta pelo papa Clemente de Jesus, se reestabelecendo em 1.814, sofrendo perseguições durante o século XIX.

Referências Bibliográficas:

• CORTEZ, Lorrene Sibele de Lima. História da Educação e seus reflexos no ensino infantil. In: Portal Educação (site). 30 nov. 2011. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/10303/a-historia-da-educacao-e-seus-reflexos-no-ensino-infantil#!1. Acesso em: 11 de março 2014.

• História da Educação. In: Só Pedagogia (site). Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/historia.php. Acesso em: 11 de março de 2014.

• PACIEVICHT, Thais. História da Educação. In: InfoEscola (site). Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/historia-da-educacao/, e compartilhado em: https://drive.google.com/file/d/0BzFrzvUXckHtQU5yc1dqTExHWTg/edit?usp=sharing. Acesso em: 11 de março de 2014.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia. 3° ed. São Paulo: Moderna, 2.008. PLT 187.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com