TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Educaçao Escolar No Brasil

Trabalho Universitário: A Origem Da Educaçao Escolar No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da educação escolar no Brasil ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica.

O processo da reforma religiosa teve inicio no sec. XVI,na Alemanha deu-se o inicio da reforma Protestante.Um movimento de caráter religioso,que marcou a passagem do mundo medieval para o mundo moderno.

Os conflitos políticos entre autoridades da igreja católica e governantes da monarquia européia que desejavam para si o poder espiritual ideológico.

O mundo não se limitava mais a Europa o que trouxe as grandes descobertas.

A igreja católica vinha desde o final da idade média perdendo a identidade o autoritarismo era insustentável.Era contraria aos anseios espirituais dopovo, o qual desejava uma religião que modificasse suas vidas com satisfação e pratica.

O monge Alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente o dogmas da igreja católica e foi convocado a desmentir as suas 95 teses pelo imperador Carlos em 1521, Defendeu suas teses mostrando a necessidade da reforma da igreja católica e com perda de fieis,bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concilio de Trento) que resultou no inicio da contra reforma ou reforma católica no qual os jesuítas tiveram apartir de um papel importante criando assim uma companhia de Jesus que tinha como objetivo catequização,devido a reforma protestante.

Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 logo após a reforma protestante que previa barrar o avanço do protestantismo no mundo.

Os primeiros Jesuítas chegaram no Brasil em 1549,com a expedição de Tomé de Souza inaugurando uma fase que deixaria marcas profundas na cultura e civilização do pais movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante mais de 200 anos,os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil.

Embora tivesse fundado inúmeras escolas de ler,escrever e contar a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundaria reconhecida por sua qualidade.

Jose de Anchieta foi o mais conhecido,No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da Fe católica e ao trabalho educativo. Os Jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira ate 1759 quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião Jose de Carvalho o marques de Pombal. No momento da expulsão os jesuítas tinham 25 residência,36 missões e 17 colégios, seminários.

Apesar desse episódio a herança religiosa dos jesuítas ainda se encontra manifesta em vários setores da nossa sociedade.Muitas escolas tradicionais do pais ainda são administradas por setores dirigentes da igreja católica.

A educação brasileira com isso vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.

Os Jesuítas deram a origem da educação escolar no Brasil que com a reforma católica em resposta a reforma protestante,criaram a companhia de Jesus períodos considerados marcantes e que trouxeram mudanças concretas na nossa educação.

No entanto, a educação brasileira tem um principio meio e fim demarcado e facilmente observável que com eterna evolução não podemos considerar um trabalho como determinado ao si tratar de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com