TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Educação Escolar No Brasil

Exames: A Origem Da Educação Escolar No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da educação escolar no Brasil: a ação dos Jesuítas como parte do movimento da Contra Reforma

A origem da educação escolar no Brasil está vinculada aos acontecimentos vindos da Europa, já que a colonização resultou da necessidade da expansão comercial e religiosa-cristã. Neste contexto o Brasil dependia de Portugual e da Espanha, seus colonizadores, em uma estrutura econômica e colonial, centrada no poder dos Senhores de Engenho.

Neste contexto originou-se a educação de caráter cristão no Brasil, por meio do envio de religiosos para o trabalho missionário e pedagógico, conforme as orientações do novo movimento religioso europeu chamado de Contra Reforma.

Segundo a historiografia tradicional foram os jesuítas que começaram este trabalho na terra recém descoberta. Ressaltando que outras ordens religiosas também se empenhavam no trabalho pedagógico, porém deixando pouca documentação histórica.

O trabalho começou com a organização das estruturas de ensino, feito pelo padre Manuel da Nóbrega.

Eram usados diversos recursos para atrair a atração das crianças, como música, poesias e teatro, que foram usados como instrumentos de aprendizagem da moral e religião cristã. Neste primeiro momento os curumins aprendiam a ler e a escrever, junto aos colonos.

É importante notar que os nativos neste momento eram considerados “a infância da humanidade” e os jesuítas de certo modo seriam seus “pais”, dando-lhes o direito de corrigi-los, mesmo de forma a desconsiderar seus valores e cultura nativas.

A chegada dos jesuítas veio de encontro a ação do movimento da Contra Reforma, pois a principal finalidade do trabalho missionário e pedagógico era o de converter o gentio e impedir que os colonos de se desviassem da fé católica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com