TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da educação escolar no Brasil

Tese: Origem da educação escolar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

“ Somos feitos de tempo?”

Historicamente, os estudos científicos e históricos demonstram que desde que surgiram os seres humanos tem passado por constantes processos de mudança, isso mostra que a raça humana é um ser histórico, pois suas ações e pensamentos ao longo do tempo mudaram, evoluíram à medida que foram observando o ambiente em sua forma e a maneira como este modificava se reproduzia, levando os seres humanos a compreenderem a forma como a natureza se equilibrava através de sua forma de reprodução e continuidades das espécies.

A partir da observação, os seres humanos começaram a evoluir, iniciando-se o processo de produção agrícola, a domesticação de animais, passando há ter mais tempo a dedicar a outras atividades, esse processo evolutivo permitiu o seu estabelecimento em um determinado lugar, geralmente situado próximo a rios, onde obtinha água, alimentos como peixe e ainda podiam a exercer suas atividades cotidianas de caça e pesca. Com o tempo livre, os seres humanos desenvolveram outras habilidades além da caça, pesca e coleta de frutos, como fazer cerâmicas, tecer vestimentas e etc.

A experiência da vivência coletiva permitiu que se desenvolvessem outras habilidades, e esse processo de formação de conhecimentos sempre foi transmitidos de geração a geração pelos nossos antepassados, sendo esta uma forma de educação, onde se destaca a arte de ensinar e aprender costumes, hábitos, técnicas de sobrevivência.

Deste modo, as gerações assimilaram a herança cultural dos antepassados e estabeleceram projetos de mudanças (ARANHA, 2006). Essa assimilação ocorre porque estão inseridos no tempo: de maneira que o presente não se esgota na ação que se realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.

Pode-se observar que a natureza humana esta em constante mudança de conceitos e ate mesmo estabelecendo tabus. Então ao longo dos milhares de ano em que os seres humanos evoluíram não se pode estabelecer uma natureza humana universal e eterna. Na pratica social, o ser humano e sua natureza encontram-se mergulhados num contexto histórico-social concreto, que determina suas características e modo de ser conforme seus modos culturais e costumes, e a educação participa ativamente desse processo de formação de cada sociedade e de seus cidadãos.

A questão principal a ser respondida neste texto é “somos feitos de tempo”? A História da Educação auxilia na construção da interpretação sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares, assim como as teorias que as orientem (ARANHA, 2006). Nesse contexto, é importante que o educador seja consciente, critico e capaz de compreender os aspectos que permeiam esse processo educativo, a partir de um processo de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, tendo condições de agir e interferir de maneira intencional no que for necessário e não de modo intuitivo ou ao acaso.

Como seres históricos, a história surge como uma necessidade de reconstruir o passado, pois através desta ferramenta relatam-se os acontecimentos que decorreram de ação transformadora realizada por pessoas no tempo, anotando, relatando através de seleção os fatos mais importantes e que serão interpretados por diversos métodos e maneira conforme o contexto.

Portanto somos feitos de tempo, sim e a história da educação aborda esses fatos ao relatá-los, mostrando a evolução do pensamento, das teóricas que buscam explicar os fatos relacionados à educação em cada cultura, povos e etnias.

A história da educação enquanto disciplina no curso de pedagogia é importante para as discussões a acerca das mudanças nos padrões educacionais, nas teorias que se elaboram a medida que se estuda as formas de implementar melhores maneiras de ampliar a capacidade de transmitir conhecimento cientifico.

Assim, desta forma pode-se buscar interpretações das fontes cientificas já produzidas, para melhor conhecer nosso passado e compreender nosso presente, tentando equilibrar as diferenças que há e procurando trazer novas perspectivas conforme o futuro se aproxima, podendo gestar melhores políticas educacionais. Elaborar reformas educativas, criar leis que protejam a educação e dar respaldo as entidades que lutam e defendem a implantação de uma educação democrática e de qualidade.

A Origem da Educação Escolar No Brasil – A Ação dos Jesuítas como parte do movimento da Contra Reforma Católica

No Brasil, antes do descobrimento e ocupação de seu território pelos portugueses, a educação não existia um modelo educacional. Nas tribos indígenas o conhecimento era passado de geração para geração, onde os mais novos aprendiam como os mais velhos de sua tribo. Esse processo consistia em repassar a sua língua, hábitos alimentares, técnicas de caça, de pesca, de coleta e etc.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil e passaram a ocupar o território trouxeram seu próprio padrão educacional, predominante na Europa. Considerando que as populações que habitavam as terras brasileiras já possuíssem características próprias de se fazer educação. Assim com a chegada dos europeus estabeleceu um modelo educacional diferente do que praticava as populações indígenas que não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu (BELLO, 2001).

Esse modelo educacional europeu que passou a existir em terras brasileiras com a chegada dos portugueses veio através da Companhia de Jesus em 1549 e habitaram as terras tupiniquins ate sua expulsão pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com