TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Educação Escolar no Brasil

Artigo: A Origem da Educação Escolar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Para a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares. Porque através de fatos sociais anteriores, experiências coletivas, e as vivências ao longo dos tempos, nos informam situações diferentes de como a história de cada geração é recontada. Reconstituir a história é importante porque cada povo tem uma cultura diferenciada com interesses sociais e política que modifica o meio de vida da sociedade e essa reconstituição nos faz repensar os pontos positivos e negativos de cada época resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessa cultura histórica e das experiências que nos faz compreender o presente e futuro. O tempo nos favorece, somos a história que o tempo se incumbiu de escrever as inúmeras coleções da nossa história sociopolíticas e culturais. Relata as dificuldades que no passado havia para transmitir essas histórias que hoje contém arquivos exemplares. O tempo constrói os fatos e o fundamenta, transmite memórias e experiências, nunca se esgota. Modifica conceitos e significados estabelecendo conflitos e mudanças indispensáveis a história da Educação sociopolítico e cultural.

distintas, concentrando-se em fatos ou estruturas, em grandes personagens ou pessoas comuns, conforme o ponto de vista do seu grupo social. (BURKE, 2000).

A Origem da Educação Escolar no Brasil - A ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

Entre os jesuítas, a religião visa a introduzir o cristão nas leis da moralidade pública. Assim grandes campanhas escolares e missionárias da Igreja, durante o século XVII, são bem conhecidas: visam especialmente as “regiões” geográficas, sociais, culturais, deixadas sem cultivo até então. “Uma unidade nacional é então promovida e delimitada pela aquisição, inicialmente catequética, do conhecimento”. O ‘resto’ será rejeitado para o folclore ou eliminado (CERTEAU, 1982, pp. 135-6). De acordo com Hansen (2002a), deve ser lembrado que a missão jesuítica brasileira inclui-se na devotio moderna contrarreformista. Nessa direção, a catequese, “como uma tecnologia de disciplina do corpo, substitui os padrões culturais indígenas pela memória cristã da culpa original, destribalizando o índio para integrá-lo como subordinado à civilização portuguesa”. A intenção do Geral era, pois, estabelecer uma fórmula de educação que uniformizasse a doutrina em questões especulativas e prescrevesse o modo de tratar as letras, as artes e a teologia na prática. É como parte desse esforço de uniformização que nasce o Ratio Studiorum, código pedagógico dos jesuítas, de1599. O fato de o Ratio Studiorum ser um regulamento que inclui programaticamente os cinquenta anos precedentes de experiência pedagógica da Ordem, não rompendo com a tradição do seu ensino, mas selecionando o que nela era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com