TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique e compreenda o que é conhecimento contábil?

Tese: Explique e compreenda o que é conhecimento contábil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

1) Explique e conceitue o que e Pericia Contábil?

Pericia Contábil (Do latim Perícia) é o conhecimento proveniente da experiência, habilidade, talento, espécie de prova consistente no parecer técnico de pessoas habilitadas a formulá-lo .

A Pericia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar a instância decisória elementos de provas necessárias a subsidiar á justa solução do litígio,mediante laudo pericial contábil, e o parecer pericial contábil ,em conformidade com as normas jurídicas e profissionais,e a legislação especifica no que for pertinente.

Portanto, a perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.

2) Qual a metodologia usada em Pericia contábil?

O método depende sempre do objetivo que e examinado. Os métodos usados são:

1) Identificar bem o objetivo;

2) Planejar competentemente o trabalho

3) Executar o trabalho baseado em evidência inequívocas,plenas e totalmente confiável.

4) Ter muita cautela na conclusão e só emiti - lá depois que esteja absolutamente seguro sobre os resultados.

5) Concluir de forma clara,precisa,inequívoca.

3) Quais são as qualidades de um Perito?

O profissional que executa a pericia contábil precisa ter um conjunto de capacidade,que são suas qualidades .

O bom perito resultaria da ocorrência de um conjunto de qualidades:

1) Objetividade para a interpretação das provas materiais

2) Reflexão e senso comum para reduzir qualquer problema, por mais complicado que seja, para os termos mais simples: "As conclusões dos laudos devem ir ao mais leigo possível dentro dos limites da ciência, da consciência e do senso comum". (Mazei)

3) Juízo para hierarquizar e organizar as informações e subordinar o secundário ao principal e correlacioná-los entre si.

4) Prudência na elaboração dos laudos e sobretudo, na formulação das conclusões. Como aconselhavam os antigos legistas. O perito deve saber duvidar, desconfiar dos sinais patognomônico, pois tem o mesmo valor na Medicina Legal a exceção e a regra; defender-se de todo dogmatismo; não aceitar como verdade mais do que aquilo que é admitido e aprovado pela ciência; não crer na inabilidade das técnicas e possuir uma dose moderada de esteticismo que, sendo compatível com a eficácia no trabalhão, permita um senso crítico da sua missão. " A qualidade maior que deve ter o perito não é a extensão de seus conhecimentos, mas a noção do que ignora".

5) Imparcialidade que deriva da sua formação científica que deve traduzir-se no conteúdo dos seus escritos. O Medico legista não pertence a nenhuma das partes senão da verdade. Por isso deve evitar que a redação de suas informações possa parecer como portados da acusação ou da defesa. Deve expressar sua opinião com tato, precedido dos epítetos e dos advérbios que aparentem um pensamento de caráter passional.

6) Veracidade. È imprescindível que a verdade cientifica guie seus passos. Esta deve sempre prevalecer quaisquer que sejam as conseqüências jurídicas e sociais que de derivem dela. Por isto, se as informações derivam de investigações laboratoriais, o perito deve fazer constar alguma margem de erro no seu laudo de acordo com o método utilizado, ainda que ela possa representar uma dúvida que beneficie o acusado.

7) Formação especializada, teórica e prática, no campo da medicina legal. Não é possível emitir um juízo científico a partir da ignorância. Esta se acompanha de soberba e ousadia. Então quanto mais ignorante, mais perigoso, na razão inversa dos conhecimentos que tem e ao desejo de sair da ignorância. Desgraçadamente o Perito Médico por vezes é obrigado a ter que opinião sobre outros temas não médicos como: biológicos, físicos, químicos, etc. Assim é levado a praticar um enciclopedismo. Fiori batizou de Síndrome de Leonardo da Vinci - perito que tem conhecimento amplo e superficial.

Os serviços contábeis, como quaisquer outros, possuem suas margens de riscos. Na Pericia, toda via, o risco tem muito mais significação, pois pode levar a uma opinião errônea produzindo uma falsa prova,com lesão ao direito de terceiros .

O perito não pode errar; tem para isto que precaver-se de todos os meios a seu alcance.

ETAPA 2

Laudo Pericial Contábil

Estrutura dos Laudos

Não existe um padrão, mas existem formalidades que compõem a estrutura dos mesmos.

Em geral, no mínimo, um laudo deve ter em sua estrutura os elementos seguintes:

I – Prólogo de encaminhamento

II – Quesitos

III – Respostas

IV – Anexos

V – Pareceres (se houver)

A estrutura pose ser ampliada, de acordo com cada caso, mas no mínimo deve conter o que foi exposto.

Requisitos de um laudo contábil

Para que um laudo possa classificar-se como de boa qualidade, precisa atender aos seguintes requisitos mínimos:

1 – Objetividade;

2 – Rigor Tecnológico;

3 – Concisão;

4 – Argumentação;

5 – Clareza.

A objetividade é um princípio que se estriba no preceito acolhido pelas ciências, ou seja, a exclusão do julgamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com