TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1-Controle De Ação Empresarial

Exames: 1-Controle De Ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  2.539 Visualizações

Página 1 de 10

1-Controle de Ação Empresarial

A finalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes , dos planos táticos e dos planos operacionais se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos é uma função administrativa: é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.

1.1- Controle Estratégico

O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de administração estratégica e acompanhar o desempenho do sistema, através da comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa. Neste sentido, a função controle e avaliação é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram anteriormente estabelecidos.

A função controle e avaliação num processo de administração estratégica tem algumas finalidades, mencionadas a seguir:

1. Identificar problemas, falha se erros que se transformam em desvios do planejado, com finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência;

2. Fazer com que os resultados obtidos com realização das operações estejam tanto quanto possíveis próximos dos resultados esperados e possibilitem o alcance dos desafios e consecução dos objetivos.

3. Verificar se a estratégicas e políticas estão proporcionando os resultados esperados dentro das situações existentes e previstas

4. Verificar se a estruturação da empresa está delineada de forma intera gente com seus objetivos, desafios e metas.

5.Criar condições para que o processo diretivo seja otimizado.

Os executivos das empresas devem considerar no processo de desenvolvimento estratégico na administração estratégica.

O desenvolvimento estratégico deve ser considerado como sustentação para a administração estratégica, pois de nada adianta ocorrer estratégicos planejamentos, organização, direção e controle, se não houver elevada interação com a cultura organizacional e com adequado processo de mudança planejada com otimização das relações interpessoais.

Assim o desenvolvimento estratégico é conceituado como a mudança planejada com engajamento e adequação da cultura organizacional

O núcleo básico do processo de desenvolvimento estratégico é ser humano.

Para consolidar este processo é necessário identificar os talentos atuais e potenciais da empresa; e inclusive, onde e porque existem carências de talentos.

Fases do controle

Estabelecimento de padrões de desempenho

Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar.

Existem vários tipos de padrões utilizados para avaliar e controlar os diferentes recursos da empresa, a saber:

a. Padrões de quantidade: como número de empregados, volume de produção, volume de vendas, percentagem de rotação do estoque, índice de acidentes etc.

b. Padrões de qualidade: como padrões de qualidade para a produção, funcionamento de máquinas e dos equipamentos, qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, assistência técnica etc.

c. Padrões de tempo: como permanência média do empregado na empresa, tempos padrões de produção, tempo de processamento dos pedidos dos clientes etc.

d. Padrões de custo: como custo de estocagem das matérias-primas, custo do processamento de um pedido, custo de uma requisição de material, custo de uma ordem de serviço, relação custo-benefício de um novo equipamento, custos diretos e indiretos da produção etc.

Avaliação do desempenho

Para se controlar o desempenho deve-se, pelo menos, conhecer algo a respeito dele e do seu passado, Isto pode parecer coisa simples, porém, se a base da mediação ou mensuração não for bem definida, o processo cairá em erros e confusões. Um sistema de controle depende da informação imediata a respeito do desempenho e da unidade e deverá estar de acordo com o padrão predeterminado e deverá ser expressa de forma que facilite uma comparação entre o desempenho e o padrão de desempenho desejado.

Comparação do desempenho com o padrão

A comparação do desempenho com o que foi planejado não busca apenas localizar os erros ou desvios, mas também permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle, além de proporcionar rápidas comparações, permite localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro.

No fundo, a comparação pode ser feita por meio de:

a. Resultados: quando a comparação entre o padrão e a variável é feita depois de terminada a operação. A mensuração realiza-se em termos de algo pronto e acabado, no fim da linha, e apresenta o inconveniente de mostrar os acertos e faltas de uma operação já terminada, uma espécie de atestado de óbito de algo que já aconteceu.

b. Desempenho: quando a comparação entre o padrão e a variável é feita paralelamente à operação, ou seja, quando a comparação acompanha a execução da operação. Embora feita paralelamente ao tempo e, portando, atual, a mensuração é feita sobre uma operação em processamento e ainda não terminada. Correspondente a uma espécie de monitoração do desempenho, sem interferir no seu resultado ou na sua consecução.

A comparação do resultado ou do desempenho em relação ao padrão pode resultar em três possibilidades:

a. Conformidade ou aceitação: o resultado ou desempenho está deacordo com o padrão e, portanto, aceito.

b. Os resultados ou desempenho apresenta leve desvio quanto ao padrão, mas dentro da tolerância permitida, e, portanto, aceito, embora a conformidade não seja a ideal.

c. Rejeição: o resultado ou desempenho apresenta desvio, afastamento ou discrepância para maio ou para menos em relação ao padrão, além da tolerância permitida e, portanto, rejeitando e sujeito à ação corretiva.

A comparação dos resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com