TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1ª Etapa ATPS - Saúde Do Trabalhador

Monografias: 1ª Etapa ATPS - Saúde Do Trabalhador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 2

Estresse ocupacional e saúde:

Contribuições do Modelo Demanda-Controle

O artigo se trata da saúde do trabalhador, como suas funções e responsabilidades associadas ao estresse e patologias decorrentes como hipertensão arterial, depressão, distúrbios psíquicos, problemas cardíacos, dentre outras e prevenção de acidentes laborais. São citados dois métodos para auxiliar nestes aspectos que possibilitam proporcionar bem estar psicológico e autocontrole diante das situações para direcionar o trabalhador em suas tarefas realizadas diariamente.

Os métodos citados foi elaborado por Karasek, o Modelo Demanda-Controle (Job Strain Model) e o instrumento metodológico Job Content Questionnaire ( Questionário sobre Conteúdo do Trabalho). Esses modelos foram elaborados nos anos 80 e reconhecidos em 1988. Inicialmente não tinha enfoque na saúde, porém após sofrer influências de pesquisas de Gardell (1977) teve maior preocupação com o trabalhador, tornando-se uma das referências na saúde ocupacional.

É composto por combinações específicas criadas para um bom direcionamento, pois há diversidades distintas de acordo com o trabalho, níveis de estresse, esforço físico diferenciado, dentre outras circunstâncias. Para ilustrar as combinações existe um gráfico composto de quadrantes elaborado por Karasek.

Para certificação da eficácia do modelo de Karasek empregado em determinados locais de trabalho são realizados experimentos de laboratório.

É comprovado através do resultado laboratorial que expõe os hormônios liberados e sua quantidade. De acordo com a situação, por exemplo, do autocontrole, se o indivíduo apresenta baixo controle são liberados cortisol e adrenalina em quantidade alterada, os níveis se elevam. Este exemplo elucida como se iniciam determinadas patologias físicas e mentais no ambiente de trabalho.

Autocontrole, equilíbrio, administração correta do tempo com relação às exigências, são pontos focados neste método.

Hoje é empregado em diversos países, presentes na Europa, América do Norte e no Japão. Há toda uma estrutura, composto por pesquisadores que estudam seus resultados.

Diante de todo contexto existem países periféricos que ainda não utilizam desta alternativa. No Brasil é parcialmente utilizado devido suas características.

São realizados estudos de acordo, para que ocorra uma ampliação do público alvo que instantaneamente compreenda a necessidade psicossocial em busca do aperfeiçoamento do indivíduo.

Referência

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000400021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com