TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa ATPS: Pesquisa sobre Aplicação De injeção intramuscular vento glúteo

Por:   •  5/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Alexandro Luiz Fernandes RA: 3245570536

Daiane de Paula D. Meire RA: 6444286052

Eloíza Nolasco de Carvalho RA: 6451317275

Francielle da Silva Pereira RA: 6451217265

Joana Mendes Honorato RA: 6451261618

Rosimeire Aparecida Flores Rodrigues RA: 6247227068

Processo de Cuidar II

Campo Grande

2014

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Alexandro Luiz Fernandes RA: 3245570536

Daiane de Paula D. Meire RA: 6444286052

Eloíza Nolasco de Carvalho RA: 6451317275

Francielle da Silva Pereira RA: 6451217265

Joana Mendes Honorato RA: 6451261618

Rosimeire Aparecida Flores Rodrigues RA: 6247227068

1ª Etapa ATPS: Pesquisa sobre Aplicação

De injeção intramuscular vento glúteo

Trabalho orientado pela prof.ª Liara dos Santos para obtenção parcial da nota do 1° bimestre, na disciplina Processo de Cuidar II do 3° semestre de Enfermagem.

Campo Grande

2014

Conceito

A via Intramuscular (IM) é conceituada pela introdução de medicamentos do ventro-glúteo muscular, sendo que o músculo apresenta características de corpo bem desenvolvido, com fácil acessibilidade e, principalmente ausência de grandes vasos e nervos situados superficialmente. Por ser um procedimento invasivo, a introdução de medicamentos por via IM, requer atenção em certos cuidados, por exemplo, tipo de medicamento e irritabilidade que poderá causar, atividade e idade do paciente, espessura do tecido, calibre e comprimento da agulha, compatibilidade entre estrutura muscular e o volume a ser injetado.

Deste modo, é necessário escolher o local da aplicação priorizando aquele onde há menos risco, onde a área de melhor escolha é o vento-glútea (VC). Essa técnica é muito utilizada em países desenvolvidos, sendo que aqui no Brasil não é escolhida por motivos de desconhecimento da técnica e/ou receio de utiliza-la.

Finalidade

Região profunda, situada longe da maior parte dos nervos e vasos sanguíneos, tendo menor chance de contaminação em pacientes incontinentes ou crianças. É de fácil identificação por uma região óssea proeminente, sendo a principal para medicações que têm maior volume, mais viscosas e irritantes em adultos, crianças e bebês. A via Intramuscular tem como finalidade utiliza-la para administrar medicamentos irritantes por ser menos doloroso, visto que existe menor número de terminações nervosas no tecido muscular profundo. A absorção ocorre mais rapidamente que no casa da aplicação subcutânea, devido à maior vascularização do tecido muscular. O volume a ser administrado deve ser compatível com a massa muscular, que varia de acordo com a idade, localização e estado nutricional.

Principais Complicações

A região ventro-glúteo é a mais indicada em relação às demais, por ser facilmente delimitada pelos acidentes anatômicos palpáveis utilizados na técnica de Hochstetter. A administração de um medicamento de via IM abrange mais do que a injeção de um fármaco, requer também uma avaliação da região e do musculo mais apropriados. Apesar de ser considerado por muitos como um procedimento simples, a prática e os dados científicos apresentam inúmeras intercorrências relacionadas à aplicação de medicamentos por via IM.  Cabe ressaltar que, na busca por alternativas para eliminar as complicações relacionadas ao uso do músculo glúteo máximo, na aplicação IM, Von Hochstetter identificou e comprovou, por meio de consistentes investigações, que a região VG é o local que menor risco oferece ao paciente. Este autor acrescenta que relatos de lesões de necrose tecidual, contraturas musculares, fibrose e até perda de movimentos articulares foram observado em pessoas que fizeram uso de medicação intramuscular, ocorrências comuns quando da utilização dos músculos deltoide, glúteo máximo e vasto lateral da coxa, que podem ser traduzidos como os eleitos para aplicação de medicações IM na prática de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com